Por iniciativa de Macris, Grupo de Trabalho vai acompanhar devolução de Viracopos


Por iniciativa do deputado Vanderlei Macris (SP), a Comissão de Viação e Transporte da Câmara vai formar um grupo de trabalho para acompanhar o processo de devolução do Aeroporto Internacional de Viracopos pelo consórcio Aeroportos Brasil.

A concessionária anunciou a devolução do terminal ao governo federal em julho e confirmou a decisão durante audiência promovida pelo tucano no colegiado em setembro. O parlamentar acredita que seja importante a monitoração desse processo para que não haja prejuízos a funcionários e usuários do aeroporto.

Para Macris, o anúncio de devolução do aeroporto “causa imensa preocupação para os governos municipal e estadual, para as empresas que ali operam e seus funcionários e para a população usuária do terminal”.

A Aeroportos Brasil Viracopos (ABV) decidiu devolver a concessão por conta das dificuldades financeiras e da frustração da demanda do fluxo de passageiros e de cargas.

Na audiência promovida por Macris em 28 de setembro, o governo anunciou que o decreto para relicitações das concessões de aeroportos e outros projetos de infraestrutura do transporte está pronto e que seria assinado pelo presidente Michel Temer em até duas semanas – o que ainda não aconteceu.

Na mesma audiência, o secretário de Coordenação de Projetos do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo Federal, Tarcísio Gomes de Freitas, informou que no processo de saída do consórcio de Viracopos até a nova licitação, a Aeroportos Brasil deve, por contrato, dar continuidade à atuação, mantendo a mesma qualidade.

Apesar disso, Macris lembra que a estimativa é que esse processo demore de 12 a 18 meses. “Desta maneira, é de suma importância que esta comissão, por meio de um Grupo de Trabalho, monitore o decorrer da devolução para que não haja transtornos e prejuízos para os envolvidos”, explicou o parlamentar.

Localizado em Campinas (SP), Viracopos é o segundo principal terminal de cargas do país, e o transporte de passageiros aumentou significativamente nos últimos anos. Segundo o site Terra, em 2016, foi o sexto mais movimentado do país, com 8,85 milhões de embarques e desembarques.

(Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
9 novembro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *