Em sessão solene, Izalci defende inserção de dentistas nas políticas públicas de saúde
O deputado Izalci Lucas (DF) presidiu nesta sexta-feira (27) sessão solene em homenagem ao Dia do Dentista, comemorado em 25 de outubro. A data foi estabelecida para celebrar o decreto assinado em 1884, criando os primeiros cursos de odontologia no Brasil, no Rio de Janeiro e na Bahia.
O tucano chamou atenção para os progressos da categoria: hoje o Brasil está no topo das nações mais evoluídas em odontologia. “E é para homenagear os quase 220 mil profissionais dentistas brasileiros e os 133 anos da odontologia brasileira que estamos hoje aqui nesta sessão solene tão especial”, disse.
Segundo Izalci, foi preciso lutar por educação de qualidade para formar profissionais e torna-los cada vez mais preparados. “Porém, apesar de todo o nosso avanço, com tudo que aprendemos e desenvolvemos ainda não conseguimos tratar a boca da população mais carente”, lamentou.
A excelência na profissão ainda não se reflete no acesso de boa parte da população aos serviços odontológicos, destacou o deputado. Apesar do Brasil reunir 250 mil dentistas na ativa, cerca de 24 milhões de brasileiros nunca entrou em um consultório odontológico. Na avaliação de Izalci, o Poder Público desestimula o profissional da área a atender a população mais carente.
O tucano ressalta que a inserção dos dentistas nas políticas públicas de saúde não evolui e muitos brasileiros ainda morrem por doenças desencadeadas por problemas bucais. “Precisamos investir mais na carreira dos profissionais da saúde pública. Esse investimento diz respeito a salários decentes e infraestrutura adequada para o atendimento da população que mais precisa”, cobrou.
A solenidade contou com a presença do presidente do Conselho Nacional de Representantes da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas, Rinaldo Maia; da representante da Associação Brasileira de Radiologia Odontológica, Fernanda Vieira Bezerra; do representante da Associação Brasileira de Ensino Odontológico, Arlindo Castro Filho; da presidente da Federação Nacional dos Odontologistas, Joana Batista Lopes; da coordenadora Nacional de Saúde Bucal, Lívia Maria Almeida de Souza; do presidente do Conselho Regional de Odontologia do DF, Samir Najjar;
(Da redação/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta