Deputada Mariana Carvalho incentiva jovens a participarem da vida pública


Mariana e três estudantes de Direito de Rondônia na manhã desta quarta em Brasília.

A deputada Mariana Carvalho (RO) destacou a importância da mobilização nas escolas e salas de aula para motivar jovens estudantes a participarem da vida política do país. O incentivo foi feito em bate-papo na manhã desta quarta-feira (25) com jovens que participam do programa Estágio-Visita nesta semana.

O programa é iniciativa da segunda secretaria da Câmara dos Deputados, comandada pela deputada rondoniense. Ao dar as boas-vindas aos participantes da atividade, ela e mais onze deputados responderam a perguntas dos jovens.

“Essa é uma experiência única. Conhecer o dia-a-dia de um parlamentar, entender o processo de funcionamento do Legislativo e, a exemplo de hoje, participar de um momento histórico”, disse ela, ao se referir à votação da denúncia contra o presidente Michel Temer e dois ministros.

“Como ingressar na vida política?”, questionou o jovem estudante Tales da Costa, ponderando que muitas pessoas desconhecem os primeiros passos a serem dados.

Além da participação em movimento estudantil, Mariana relata a sua própria experiência de, aos 16 anos, enfrentar críticas por exercer o direito de voto. “Tirei o título de eleitor e a partir daí decidi procurar um partido político, me filiei ao PSDB e comecei a carreira política”. Mariana foi eleita vereadora em Porto Velho, capital do estado, disputou o cargo de prefeita e aos 27 anos foi eleita deputada federal.

“Espero que vocês saiam daqui com a bagagem cheia desse aprendizado e essa experiência desperte o desejo de participar cada vez mais na política”, disse ela, ressaltando que a vida é aprendizado. Convicta da importância da participação de homens e mulheres jovens na política, Mariana faz palestras motivadoras.

Segundo ela, os programas de estágio-visita e estágio-participação são elaborados com todo cuidado para aproximar os participantes da atuação parlamentar. “Espero ver um de vocês exercendo mandato”, incentivou.

Play

O bate-papo de hoje é uma das tarefas direcionadas aos participantes do estágio-visita com a presença de deputados de diferentes partidos, numa forma de demonstrar o processo democrático de construção de leis e do papel fiscalizador do Legislativo. “Independente de ideologia, todos tem o mesmo objetivo de querer o bem do nosso pais – às vezes por caminhos diferentes, mas respeitando o pensamento do próximo”, ressaltou.

Ao encerrar a programação, a tucana faz um convite para que os jovens não desistam de seus sonhos, essencial para qualquer pessoa ser vencedora e alcançar seus objetivos.

O PROGRAMA 

O Estágio-Visita permite aos estudantes de estudantes de graduação e pós-graduação a participarem das atividades relacionadas ao funcionamento da Câmara dos Deputados. Com turmas de no máximo 70 alunos, as atividades acontecem a cada 30 dias, exceto nos meses de recesso parlamentar e início de sessão legislativa. As inscrições para a próxima turma podem ser feitas no período de 9 a 11 de novembro e o estágio será feito na semana de 27/11 a 01/12. 

O programa é chancelado pela Segunda-Secretaria e conduzido pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor). Durante cinco dias, os universitários participam de palestras, debates, visitas, vivências e simulações que possibilitam o desenvolvimento de conhecimentos sobre democracia e o papel do Legislativo e de habilidades necessárias ao exercício de sua cidadania.

Para participar, os interessados deverão entrar em contato com o gabinete de um deputado federal que representa seu estado e solicitar sua indicação. Cada deputado pode indicar até dois universitários por semestre para integrar o programa.

Quando aprovado, o estudante deverá enviar os documentos necessários para pré-inscrição e o gabinete do parlamentar ficará responsável por efetivar a participação do requerente no Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (CEFOR) da Casa. As despesas de hospedagem, alimentação e translado entre o alojamento e ao Congresso Nacional serão custeados pela Casa. Para mais informações, acesse AQUI.

(Reportagem: Ana Maria Mejia/foto: divulgação/Facebook/Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
25 outubro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *