Vanderlei Macris destaca ações da Sociedade Brasileira de Eubiose em prol da igualdade social


A pedido do deputado Vanderlei Macris (SP), a Câmara promoveu nesta segunda-feira (23) sessão solene em homenagem à Sociedade Brasileira de Eubiose (SBE), fundada em 1924 anos por Henrique José de Souza, em Niterói. O tucano destacou a importância da instituição, que visa transformar a sociedade e, consequentemente, tornar o mundo melhor, tendo como fundamentos a igualdade e a fraternidade.

Durante a cerimônia, membros da instituição apresentaram o “Manifesto Eubiótico para o Brasil”, com propostas ao legislativo para superar a crise política e econômica pela qual o país passa.

Segundo o deputado, a homenagem foi para reconhecer o trabalho extraordinário que a SBE desenvolve em seus 93 anos de existência. Atualmente, a sociedade está presente em dezenove estados e no Distrito Federal, além de outros sete países.  

O tucano destacou o trabalho religioso e as ações da instituição realizadas com o objetivo de fortalecer a fraternidade universal e a igualdade entre as pessoas, que segundo ele, são fundamentais para gerar o equilíbrio da vida coletiva e a paz individual.

“A Eubiose é a ciência da vida, o conceito engloba infinidades de perspectivas, mas a Sociedade Brasileira de Eubiose atua fundamentalmente no sentido de promover a elevação moral e mental das pessoas, estimula a investigação das leis da natureza, bem como os estudos comparativos das ciências, artes, filosofia e religião, privilegiando o desenvolvimento dos poderes humanos para além das habilidades conhecidas”, ressalta.

O deputado explicou como a SBE tem transformado a vida de crianças e adolescentes com atividades educativas, culturais e sociais. “Eles combatem o analfabetismo, os vícios e os maus costumes e tudo que pode tirar das pessoas o melhor de sua humanidade. Privilegia a livre investigação e análise crítica dos acontecimentos, a fim de dotar o indivíduo de maior consciência de si próprio e do ambiente sociopolítico em que está inserido”, destaca.

O “Manifesto Eubiótico para o Brasil” foi apresentado pelo coordenador-geral de Ética e Política da SBE, Fernando Leça do Nascimento, e pelo assessor especial da Presidência da SBE, Leonardo Jeferson de Sousa. Segundo eles, o documento é o resultado da vontade da SBE de colaborar com soluções para os graves problemas nacionais enfrentados atualmente: crise econômica, política e social.  A justificativa está relacionada às estagnações e movimentos retrógrados dos principais indicadores sociais, econômicos e ambientais do país.

O manifesto destaca que um dos fatores preocupantes é o fato do Brasil ocupar o 10º lugar no ranking de países mais desiguais do mundo, entre outros, como: sistema tributário que sobrecarrega rendas mais baixas; falta de segurança nas cidades; baixo investimento em pesquisas científicas; cabides de empregos políticos; e deficiências nas estruturas das governanças.

As propostas têm o objetivo de fazer com que o país recupere seu desenvolvimento e “cada indivíduo possa conquistar um estado de bem-estar, realização interior e felicidade duradoura, não só no ponto de vista individual, mas inserido no coletivo social”, além disso, gerar a todos os cidadãos as mesmas oportunidades.

O texto propõe ações e mobilizações voltadas para diversos pontos: reforma política, tributária e previdenciária; políticas relacionadas a saúde, meio ambiente e saneamento básico; fortalecimento do comércio exterior, da ciência, tecnologia e inovação; investimento em educação, cultura, infraestrutura e transporte; revisão do Pacto Federativo; melhor governabilidade e relacionamentos internacionais.

Leonardo Jeferson de Sousa ainda parabenizou os parlamentares pela aprovação do Projeto de Lei 6034/16, que instituiu o dia 10 de agosto como Dia Nacional da Eubiose. De autoria do ex-deputado Bruno Covas (SP), o PL foi relatado por Betinho Gomes (PE) na CCJ.

O coordenador de Assuntos Institucionais da COGEP–SBE, Ricardo Duregger, e a integrante da Diretoria da SBE, Neusa Fernandes Jefferson de Souza, agradeceram pela homenagem e parabenizaram os membros e os parlamentares pela atuação em prol de melhorar a sociedade. “Todos vocês agentes transformadores estão aqui por uma grande missão, são vocês que farão do país uma grande nação”, ressaltou Ricardo Duregger.

Ao final da homenagem, Vanderlei Macris recebeu um diploma de agradecimento pela iniciativa e pelo apoio dado à instituição no legislativo. O tucano afirmou que o manifesto será publicado no Diário Oficial da União para o conhecimento de todos os brasileiros.

(Sabrina Freire/ Foto: Gilmar Félix/Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
23 outubro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *