Parlamentares do PSDB participam de ações do Outubro Rosa nos estados


Geovania e Yeda participaram de encontro organizado pela Casa Rosa, que desenvolve trabalho de prevenção do câncer no sul do estado de SC.

Parlamentares do PSDB destacaram ações de fortalecimento da campanha de prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa. Ao longo do mês, houve caminhadas, palestras, relatos pessoais, jantares, exposições fotográficas, lançamento de livros, e outros eventos sempre marcados pela capacidade de superação daquelas que passaram ou ainda passam pela dura experiência.

O câncer de mama ainda é o tipo de tumor mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por 28% dos casos novos a cada ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Segundo a deputada Geovania de Sá (SC), a prevenção é essencial para a detecção precoce de qualquer câncer, mas no caso da mama o autoexame responde pela descoberta de 66% dos casos.

A deputada adotou a campanha em sua foto de capa no Facebook e percorreu cidades conversando sobre o tema. Ela participou, junto com a deputada Yeda Crusius (RS), de encontro organizado pela Casa Rosa, que desenvolve um trabalho de prevenção do câncer de mama, colo de útero e próstata, no município de Içara, sul do estado.

Lá, as integrantes confeccionaram, a mil mãos, uma colcha de fuxicos. O valor arrecadado com o leilão da peça será revertido no combate “a esta doença que tira tantas pessoas queridas de sua família”, explicou Geovania de Sá, elogiando a participação de Yeda Crusius. “Nosso objetivo, como parlamentares, é fortalecer políticas públicas que favoreçam o atendimento principalmente aos menos favorecidos”, disse a parlamentar gaúcha, durante reunião de audiência pública para debater o tema na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

Além do autoexame, outra forma de diagnosticar precocemente o tumor é a mamografia. A recomendação é que mulheres de 50 a 69 anos façam o exame a cada dois anos. A mamografia é capaz de detectar uma lesão cerca de cinco anos antes dela se tornar palpável, ainda na fase de microcalcificação.

A ênfase sobre a necessidade de as mulheres investirem em exames preventivos é dada pelo deputado Luiz Carlos Hauly (PR). A esposa dele, Maria Célia Hauly, superou a doença, e hoje os dois participam ativamente de campanhas e marchas pela prevenção.

Lobbe Neto destacou importância da conscientização durante as atividades do Outubro Rosa na cidade de Ibaté.

“O Outubro Rosa é o mês dedicado à conscientização das mulheres sobre a importância do autoexame e o diagnóstico precoce do Câncer de Mama. Prevenir é um ato de amor, participe desse movimento. Nós apoiamos essa iniciativa!”, destacou o deputado Izaque Silva (SP).

 “Conscientização é a grande arma contra o câncer” afirmou o deputado Lobbe Neto (SP), ao participar das atividades do Outubro Rosa, na cidade de Ibaté. O parlamentar tucano falou sobre o programa Mulheres do Peito, do estado de São Paulo. No mês em que comemoram aniversário, as mulheres interessadas podem fazer os exames de forma gratuita nas carretas que percorrem o estado fazendo exames preventivos.

De acordo com pesquisa do Inca, mais de 57 mil novos casos de câncer de mama devem surgir no país em 2017.

Solidariedade em Fios

Em sua página, a esposa do governador Geraldo Alckmin, Lu Alckmin, lançou um convite para doação de cabelos. Eles serão usados na confecção de perucas, posteriormente doadas para vítimas do câncer. Segundo ela, a parceria entre o Fundo Social de Solidariedade e o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) é uma iniciativa bem-sucedida que auxilia milhares de pessoas. “Em conversas com alunas da Escola de Moda e da Beleza, mantida pelo Fundo Social, percebi que a perda de cabelo é o que mais afeta a autoestima das mulheres”, ressaltou. A partir disso, as pessoas começaram a ser qualificadas em confecção de perucas e megahair. A primeira peça é doada para pacientes em tratamento no Instituto do Câncer de São Paulo. No fim de semana, ela participou de uma caminhada sobre o Outubro Rosa em Americana (SP).

 

(Ana Maria Mejia/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
23 outubro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *