CREDN realizará audiência pública para discutir o papel do Brasil no Haiti


A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados realizará audiência pública na próxima quarta-feira (25) para discutir o papel do Brasil no Haiti, por requerimento da deputada Bruna Furlan (SP). Com o objetivo de fazer um balanço dos 13 anos da presença das Forças Armadas brasileiras naquele país, será convidado o General Ajax Porto Pinheiro, último Force Commander da MINUSTAH.

No mês de agosto, a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH), chegou ao seu fim. O Brasil exerceu o comando da missão durante todo esse período e empregou mais de 37 mil militares em operações de manutenção da paz, mas também de caráter humanitário, prestando auxílio às vítimas de furacões e do terrível terremoto de 2010 que vitimou mais de 300 mil pessoas.

Bruna Furlan recordou que o General Ajax Porto Pinheiro serviu em duas oportunidades no Haiti como Comandante do Batalhão brasileiro (BRABAT), e, por último, como líder das tropas da ONU no terreno. Segundo Bruna Furlan, “coube ao oficial brasileiro implementar a transição entre as forças de paz das Nações Unidas e o contingente civil que assumiu com o objetivo de proporcionar a completa estabilidade política e jurídica do Haiti. Importante destacar que o Brasil, por meio dos seus militares, imprimiu novo modelo de missão de paz, muito mais humanista e voltada ao resgate da dignidade do povo haitiano”, afirmou.

Na sua avaliação, este perfil tem sido fundamental para que o Brasil seja objeto de consultas permanentes por parte da ONU para atuar em outras frentes de conflito no mundo, em missões de paz.

(Da CREDN)

Compartilhe:
19 outubro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *