Parlamentares exaltam médicos por superarem duros obstáculos no dia a dia da profissão


Profissionais do setor acompanharam a sessão solene nesta manhã. De acordo com o CFM, há cerca de 443 mil médicos em atividade no Brasil. 

Por iniciativa dos deputados Izalci (DF) e Mandetta (DEM-MS), a Câmara promoveu na manhã desta quarta-feira (18) sessão solene em homenagem aos médicos, que comemoraram seu dia hoje. Diante de vários profissionais da área, parlamentares do PSDB destacaram o papel central dos médicos na área da saúde e os duros desafios enfrentados por eles para exercerem a atividade no dia a dia.

Em sua fala, Izalci reivindicou respeito e valorização desses profissionais, que enfrentam todo tipo de dificuldade para assistir a população e salvar vidas. O tucano citou, como exemplos, a falta de leitos, instrumentos e medicamentos, além da estrutura precária em várias localidades. “Problemas e também histórias de superação se multiplicam país afora”, ressaltou.

O deputado destacou documento recém-lançado, intitulado “Carta do médico jovem para o Brasil”, na qual profissionais com menos de 10 anos de formação exigem das autoridades medidas como melhores condições de trabalho, mais recursos para a saúde, aumento no número de leitos de internação e obrigatoriedade do Exame de Revalidação de Títulos Estrangeiros (Revalida) para que formados em medicina no exterior possam atuar no Brasil.

Secretário de saúde de Minas Gerais durante oito anos, Marcus Pestana (MG) disse ter percebido, durante a sua experiência como gestor, a centralidade do profissional médico no SUS. O tucano ressaltou a importância da Frente Parlamentar da Medicina, articulada por Mandetta, e manifestou seu compromisso em defesa da profissão. “A crise fiscal abraça de forma cruel o SUS, mas temos que ter acima de tudo esperança, pois esse é o combustível para a construção do futuro e vocês tem um papel essencial para garantir cidadania plena a todos os brasileiros”, disse Pestana aos profissionais presentes.

Play

Parlamentares do PSDB que são médicos também marcaram presença. Geraldo Resende (MS), por exemplo, alertou que há muitos anos os mesmos problemas continuam na ordem do dia, como a precariedade da formação e a baixa remuneração pelos procedimentos prestados no SUS. “Tem que reafirmar nosso compromisso permanente de lutar”, ressaltou o tucano. Ele ressaltou a discussão em curso sobre as emendas ao orçamento e a importância desses recursos para ajudar os municípios a ofertar melhor atendimento.

Mariana Carvalho (RO) também lembrou os desafios diários enfrentados pelos médicos país agora para conseguir atender os pacientes. Segundo ela, a escolha pela profissão reflete o dom de salvar vidas. “Muito obrigado por fazerem a diferença, muitas vezes em uma realidade adversa, como superlotação e falta de medicamentos”, disse a jovem parlamentar.

Raimundo Gomes de Matos (CE) destacou a importância da frente parlamentar e reiterou sua luta em defesa do SUS e dos médicos. Para ele, a articulação é importante para avançar nas pautas defendidas pela categoria e pelo setor de saúde. Esse novo colegiado é formado por deputados e senadores e reuniu o apoio de quase 200 parlamentares para a sua instalação.

Participaram do evento representantes da classe, a exemplo da Federação Nacional dos Médicos e da Federação Médica Brasileira. A data foi escolhida em homenagem ao São Lucas, padroeiro da medicina. Segundo dados do Conselho Federal de Medicina, há 443 mil profissionais em atividade no país.

(Reportagem: Marcos Côrtes/fotos: Alexssandro Loyola e Luis Macedo/CD/Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
18 outubro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *