Aberta ao público, exposição no Salão Negro do Congresso homenageia aviadores 


Deputada Bruna Furlan prestigiou cerimônia.

Foi inaugurada na manhã de quarta-feira, 10, a exposição “Força Aérea Brasileira: de Santos Dumont à Dimensão 22” na Câmara dos Deputados. O evento, organizado em conjunto pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) e o Comando da Aeronáutica, marca as comemorações pelo Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira (FAB), celebrados em 23 de outubro.

No Salão Negro do Congresso estão expostas duas réplicas, em tamanho real, das aeronaves 14-Bis e Demoiselle, construídas por Santos Dumont, e painéis informativos sobre a atuação da Força Aérea Brasileira em uma área de 22 milhões de quilômetros quadrados – a soma do território brasileiro (8,5 milhões), da zona econômica exclusiva no litoral (3,5 milhões) e da área marítima reconhecida em acordos internacionais (9,9 milhões).

Segundo o Comandante da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Rossato, “esse é o tamanho da responsabilidade da FAB e mostra o quanto nos empenhamos para cumprir o nosso papel”. Na “Dimensão 22”, a FAB desempenha ações de controle, defesa, integração e busca e salvamento.

“A Aeronáutica é motivo de orgulho e satisfação. Queremos mostrar a importância e como é fundamental ter a FAB a serviço do país”, afirmou Bruna Furlan, para quem a importância da FAB para o progresso do Brasil e para a defesa da sua soberania “é algo que dificilmente poderíamos exagerar”.

A presidente da CREDN destacou ainda as conquistas tecnológicas do ITA, do CTA, da Embraer e do Cluster Aeroespacial Brasileiro. “Somos o país da Dimensão 22, que confere título a esta exposição, em referência à nova campanha institucional da Força Aérea Brasileira. Os painéis desta exposição ajudarão o grande público a compreender a complexidade e importância da responsabilidade da FAB em proteger e monitorar uma área de 22 milhões de km2”, concluiu

A exposição é aberta ao público, de acordo com as normas de visitação do Congresso Nacional, e está montada no Salão Negro. A visitação vai até o dia 29 de outubro, de quinta a segunda-feira, das 9h às 17h30.

(Da assessoria da CREDN/foto: Benjamim Sepúlveda)

Compartilhe:
11 outubro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *