Prestação de contas


João Gualberto solicita informações a entidades do Sistema S sobre destinação de recursos

A Comissão de Finanças e Tributação aprovou requerimento do deputado João Gualberto (BA) com pedido de informação para as entidades que compõem o Sistema “S”, e também para entidades assistenciais. São elas: SENAI, SESI, SENAC, SESC, SEBRAE, SENAR, SENAT, SEST, SESCOOP, APEX-BRASIL, e ABDI. O tucano solicita que elas apresentem dados sobre os recursos recebidos no ano de 2016.

Cada entidade deve prestar informações detalhadas sobre o total de recursos recebidos; a discriminação da origem dos recursos e a aplicação da verba total.

Segundo o parlamentar, o governo repassa regularmente um volume de recursos considerável para a manutenção das entidades do Sistema S e assemelhadas. No entanto, não há transparência por parte das entidades sobre o uso do dinheiro.

Essas organizações são sustentadas com dinheiro arrecadado pelo governo, por meio de contribuições que as empresas pagam sobre o valor da folha de pagamento. As indústrias, por exemplo, recolhem 1% ao Senai, 1,5% ao Sesi, sobre a folha de pagamento. As empresas do comércio recolhem 1,5% ao Sesc.

O que é

O Sistema S começou a ser estruturado em 1942 para oferecer uma rede de ensino que melhorasse a produtividade da mão de obra e serviços culturais e de lazer com financiamento garantido, mas sem depender da gestão pública. Ele é composto por nove entidades:

Sesi: Ligado à indústria, oferece opções culturais, de lazer e esporte, além de serviços de saúde
Senai: Ligado à indústria, oferece cursos e assessoria técnica Sesc: Ligado ao comércio, oferece opções culturais, de lazer e esporte
Senac: Ligado ao comércio, oferece cursos
Sebrae: Ligado à micro e pequena empresa, oferece cursos e apoio para acesso a crédito
Senar: Ligado ao agronegócio, oferece cursos
Sescoop: Ligado às cooperativas, oferece cursos e assessorias ao setor
Sest: Ligado ao setor dos transportes, oferece opções culturais, de lazer e esporte
Senat: Ligado ao setor dos transportes, oferece cursos.
Apex-Brasil – Desenvolve a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de Investimentos Estrangeiros Diretos (IED).
ABDI: (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) – desenvolve ações estratégicas para a política industrial brasileira

(Ana Maria Mejia/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
27 setembro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *