20 anos do CTB
Em seminário na Câmara, Denatran entrega material pedagógico ao Ministério da Educação
Representando o Ministério das Cidades, comandado por Bruno Araújo, deputado federal licenciado pelo PSDB-PE, o diretor do Denatran e presidente do Contran, Elmer Vicenzi, entregou nesta terça-feira (19) material completo de educação para o trânsito ao Ministério da Educação durante o seminário “20 anos do Código de Trânsito Brasileiro”. Promovido pela Comissão de Viação e Transportes na Câmara dos Deputados, o evento ocorreu no Auditório Nereu Ramos.
O seminário foi uma das ações estratégicas promovidas pelo Denatran na Semana Nacional de Trânsito, que vai de 18 a 25 de setembro. A semana tem como tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, com objetivo de alertar a sociedade sobre os altos índices de mortos e feridos no trânsito brasileiro e propor atitudes para superar esta realidade.
A entrega do material foi um momento histórico para órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito. Segundo Elmer Vicenzi, a intenção é de que o Código Brasileiro de Trânsito (Lei 9.503/2017) seja pautado nas escolas. O conteúdo foi produzido pelo Denatran em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária e será analisado junto ao Conselho Nacional de Educação para ser inserido no ensino fundamental.
“É um livro tanto para as crianças quanto para o professor. Uma vez que a escola forma o cidadão, juntamente com a família, a escola se torna um dos núcleos mais importantes da sociedade. Temos que efetuar todos os esforços para que ela contribua para um futuro mais promissor para o Brasil”, enfatizou.
Segundo ele, apesar do avanço da legislação brasileira para reduzir os índices: cerca de 40 mil pessoas morrem todos os anos em acidentes de trânsito. “Os números que temos hoje não são para serem comemorados. Temos um desafio enorme e nesse momento de celebração do CTB podemos fazer uma recuperação de algumas políticas públicas que estão contribuindo para a reincidência dessa realidade”, disse.
Durante o seminário, Elmer Vicenzi agradeceu a todos os parlamentares que contribuíram de alguma forma para o aperfeiçoamento do Código de Trânsito ao longo dos 20 anos. Ele ainda lembrou das políticas públicas que nasceram na Câmara, como a toxicologia para os condutores da categoria C, D e E, e a Lei 13.281, que trouxe uma série de modificações para o Código de Trânsito.
(reportagem: Sabrina Freire/foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta