Saúde pública
Rocha sugere criação de centros de atendimento para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo
O deputado Rocha (AC) apresentou requerimento solicitando o envio de indicação ao Executivo para que o Ministério da Saúde crie Centros de Atendimento Integral para Pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo em estabelecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
O tucano explica que a intenção é facilitar e avançar na atenção aos pacientes com a criação dos centros de atendimento dentro do SUS. “De forma a ampliar a sua funcionalidade, autonomia e participação social e, também, de seus familiares, uma vez que o atendimento por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) não tem satisfeito as necessidades de modo mais abrangente”, justifica o deputado no pedido.
Rocha destaca que o SUS oferece linha de cuidado específica para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo, inserida na Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. O objetivo dessa rede é ampliar o acesso e qualificar o atendimento; promovendo a vinculação das pessoas com deficiência e suas famílias aos serviços do SUS e promove a articulação e a integração dos pontos de atenção da rede de saúde no território.
A rede também promove os processos de reabilitação e a inserção ou reinserção das pessoas com deficiência, por meio do acesso ao trabalho, à renda e à moradia solidária, em articulação com os órgãos de assistência social.
O Transtorno do Espectro do Autismo se caracteriza pela dificuldade na comunicação e comportamentos repetitivos, em diferentes intensidades. As características podem ser notadas desde o nascimento, ou podem aparecer de forma sutil ao longo do desenvolvimento. O TEA pode ser associado a dificuldades de coordenação motora, de atenção, de aprendizagem, ou problemas de saúde física.
(Da redação/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta