Produção ameaçada
Deputado solicita suspensão de concessões automáticas de guias de importação de leite
A Comissão de Agricultura e Pecuária da Câmara aprovou nesta quarta-feira (30) indicação do deputado Domingos Sávio (MG) à Casa Civil sugerindo a tomada de medidas para a suspensão da automaticidade na concessão das guias de importação de leite em pó e soro em pó por parte do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Presidente da Subcomissão Permanente da Política Agrícola (Subpolag), Sávio afirma que é notória a desastrosa queda dos preços pagos ao produtor de leite brasileiro, que tem gerado grande ansiedade, especialmente aos mais de um milhão de produtores de leite do Brasil, em sua maioria agricultores familiares e pequenos agricultores, que correm risco de abandonar a atividade.
“O quadro de dificuldades foi provocado pela queda no consumo nacional e pelas elevadas e imprevisíveis importações originárias do Uruguai. Ademais, suspeita-se da qualidade dos produtos importados, vez que passam por reprocessamento no Brasil antes de chegar ao consumidor final”, destaca o tucano.
O deputado ressalta que existe suspeita de que estejam ocorrendo, eventualmente, triangulação e prática de dumping. O pedido do tucano é no sentido de que as concessões automáticas de guias de importação sejam suspensas até que se comprove, de fórmula inconteste, as verdadeiras condições das referidas importações, no que concerne a toda documentação envolvida nas operações de importação e de eventuais anormalidades quanto às condições comerciais e sanitárias.
(Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta