Desenvolvimento
Izaque Silva preside sessão em homenagem aos 100 anos de emancipação de Presidente Prudente
O deputado Izaque Silva (SP) presidiu nesta sexta-feira (25) sessão solene em homenagem aos 100 anos de emancipação político-administrativa do município de Presidente Prudente (SP). A campanha adotada para as comemorações do centenário é “Prudente CEM anos, SEM trabalho infantil”, refletindo a preocupação com o futuro das crianças.
Da tribuna, o tucano destacou o histórico da região, ocupada inicialmente por índios e coberta por mata. No século 19, começou a chegada de mineiros atraídos para o local após a decadência das minas. “É a cidade onde cresci, me casei, e tenho muito orgulho e honra de representar”, afirmou Izaque.
Atualmente, Presidente Prudente é um dos principais polos industriais, culturais e de serviços do Oeste de SP. A cidade passou inclusive a ser conhecida como a capital do Oeste paulista, por contar com importante tradição cultural, com artesanato, música, esporte.
“Muitos setores hoje são orgulho, como a saúde, educação, habitação e as políticas públicas desenvolvidas no nosso município. Temos uma história rica e é missão de todos nós alavancar o crescimento, trazendo riquezas e trabalho para toda a região”, disse o tucano.
O município de Presidente prudente foi criado em 14 de setembro de 1917 pelos coronéis Francisco de Paula Goulart e José Soares Marcondes, a partir da emancipação de Conceição de Monte Alegre. A cidade é considerada a 20ª melhor do Brasil para se morar, considerando aquelas com menos de 500 mil habitantes. Presidente Prudente se destaca ainda como a 12ª melhor cidade para se viver na terceira idade, segundo estatística do Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade.
A antiga estação ferroviária de Presidente Prudente é considerada um importante agente na promoção do valor de memória da cidade. Sua construção, na década de 1920, propiciou maior desenvolvimento do núcleo urbano com um dos principais meios de locomoção de passageiros e de cargas na época.
Na agricultura, a cidade tem tradição na cultura de café e algodão, beneficiando principalmente os pequenos agricultores. Amendoim, arroz, milho, feijão e batata também levaram prosperidade aos produtores.
A sessão solene contou com a participação do Presidente da Comissão do Centenário de Presidente Prudente, Marcelo Costilho Jorge; o representante da União das Entidades de Presidente Prudente, Luiz Eduardo Minucci; o Presidente do Hopital do Câncer de Presidente Prudente, Antonio Cunha Braga; o Presidente da OAB de Presidente Prudente, Rodrigo Arteiro; o Vice-Prefeito de Presidente Prudente, Douglas Kato; o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Presidente Prudente, Demerson Dias; e o Prefeito Municipal de Presidente Prudente, Nelson Roberto Bugalho.
(Da redação/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta