Reconhecimento
Aprovada inclusão do nome de Juscelino Kubitschek no Livro dos Heróis da Pátria
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou nesta semana parecer favorável à proposta dos deputados Otavio Leite (RJ) e Fabio Sousa (GO) que inscreve o nome de Juscelino Kubitschek no Livro dos Heróis da Pátria. A matéria tem tramitação conclusiva nas comissões e já foi aprovada pela Comissão de Cultura.
Os autores do PL 5496/16 recordam a trajetória do ex-presidente da República, a relevância de suas realizações para o Brasil e seu espírito visionário.
Os tucanos destacam que os feitos do 20º presidente brasileiro o consagraram como um dos principais entre os que já ocuparam o cargo. Eles justificam que o governo de JK foi dinâmico e modernizador. “O destaque foi a chamada política desenvolvimentista, ou seja, fazer o Brasil crescer e se desenvolver ‘cinquenta anos em cinco’”.
Os parlamentares ressaltam que, além dos recursos públicos, ele incentivou o investimento privado para dar fôlego ao crescimento econômico do país. Foi lançado, então, o Plano de Metas, que previa 31 metas distribuídas em seis grupos: transporte, energia, alimentação, indústria de base, educação e a construção de Brasília. Nos anos de JK, os chamados “Anos Dourados”, a industrialização se acelerou, principalmente a indústria automobilística. A construção da capital brasileira no interior do país foi responsável por descentralizar o poder e promover o desenvolvimento de outras regiões.
O Livro dos Heróis da Pátria, composto por páginas de aço, foi inaugurado em 1989 e está guardado no Panteão da Pátria Tancredo Neves, em Brasília. Entre os homenageados estão nomes como Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, Zumbi dos Palmares, Alberto Santos Dumont e Chico Mendes.
(Reportagem: Djan Moreno/ Fotos: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta