Meio ambiente


Líder critica desbloqueio da Renca e pede que sejam sustados os efeitos de decreto

O líder do PSDB na Câmara, deputado Ricardo Tripoli (SP), anunciou que apresentará nesta sexta-feira (25), à Casa Civil da Presidência da República, uma solicitação para que sejam sustados os efeitos do Decreto 9.142, divulgado hoje – que extinguiu a Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca), liberando para exploração mineral área localizada entre o Pará e o Amapá. Para Tripoli, além do evidente risco ambiental, a medida foi tomada sem uma discussão adequada, não tendo recebido o aval de importantes setores relacionados ao tema.

“É fundamental aprofundar o debate sobre os riscos que essa medida pode causar, e não apenas considerar o efeito econômico. Por esse motivo, também vou solicitar que a Câmara dos Deputados realize uma audiência pública com todos os atores envolvidos, desde os Ministérios do Meio Ambiente, de Minas e Energia e até mesmo o Ministério da Justiça – uma vez que áreas indígenas demarcadas na região também podem sofrer com a extinção da Renca, por exemplo. Ao desbloquear essa área, de 47 mil km², abre-se precedente para que outros locais sejam explorados de maneira predatória e inconsequente”, alertou Tripoli.

O líder tucano disse que estudará ainda nesta sexta-feira outras iniciativas legislativas para enfrentar o que considera um retrocesso.

(Da Assessoria de Imprensa da Liderança do PSDB na Câmara\foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
24 agosto, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *