Diplomacia
Grupo Parlamentar Brasil–Argentina aprova plano de trabalho para o biênio 2017/2018
O Grupo Parlamentar Brasil-Argentina aprovou nessa quarta-feira (23) o Plano de Trabalho para o biênio 2017-2018 com o objetivo de fortalecer a cooperação bilateral e a aliança estratégica entre os dois países. Na segunda reunião do grupo, reativado em junho deste ano, participaram o senador Fernando Collor (PTC-AL), presidente; a deputada Bruna Furlan (SP), vice-presidente; a senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS), segunda-vice-presidente; o Embaixador da Argentina no Brasil, Carlos Magariños; e o ex-Embaixador do Brasil em Buenos Aires (2002-2004) José Botafogo Gonçalves.
Os seis itens do Plano de Trabalho pretendem reduzir os entraves burocráticos que dificultam o aprofundamento das relações bilaterais, como a superação das barreiras regulamentares, sanitárias e fitossanitárias no comércio bilateral; a criação de organismo bilateral de metrologia; cooperação internacional e regulação para controle do tráfego fluvial e marítimo; análise das decisões adotadas pelo Conselho do Mercado Comum do MERCOSUL; seguimento às tratativas legislativas dos acordos bilaterais; e acompanhamento da atuação da Agência Argentino-Brasileira de Controle e Contabilidade.
“Temos importantes iniciativas comuns nas áreas de infraestrutura, sobretudo no binômio energia e transportes, vital para o desenvolvimento. Temos a cooperação científica e a cooperação militar. Temos uma pujante integração na área do turismo e uma crescente agenda nas áreas da educação e da cultura. Além disso, juntos, somos hoje o grande celeiro do mundo, com agroindústrias modernas e altamente competitivas. Em suma, somente temos a ganhar com nossa parceria bilateral e com o fortalecimento da integração econômica no Mercosul”, afirmou Bruna Furlan.
Carlos Magariños destacou as perspectivas argentina e brasileira de ganhos com a relação bilateral, seguindo a linha do Embaixador Botafogo Gonçalves, para quem o “momento é favorável para o aprofundamento das relações entre as duas nações”. Na avaliação do diplomata argentino, o grupo parlamentar representa uma oportunidade tanto para a realização de novos acordos bilaterais entre os dois países quanto para a apreciação daqueles que se encontram pendentes.
A próxima reunião do grupo está prevista para o dia 29 de novembro, uma vez que a Argentina terá eleições no mês de outubro.
(Da assessoria da CREDN, com alterações/foto: Benjamin Sepúlveda)
Deixe uma resposta