Cenário desleal


Produtores leite de cabra da PB sofrem com concorrência de produto importado, denuncia Pedro Cunha Lima

Pedro Cunha Lima

Produtores não tem como competir com produto vindo do Uruguai, alerta jovem parlamentar.

O deputado Pedro Cunha Lima (PB) questionou a falta de apoio oficial aos produtores de leite de cabra e derivados, especialmente no Cariri paraibano. Em discurso na tribuna da Câmara, o tucano ressaltou a necessidade de identificar e estimular as vocações econômicas das regiões. “No caso dos produtores de leite, tem acontecido ao contrário: existe uma perseguição a quem produz leite no Brasil”, criticou.

De acordo com o parlamentar, ao percorrer a região e visitar municípios paraibanos, ouviu de todos os prefeitos o mesmo desabafo: a microeconomia leiteira está sufocada pela importação de leite em pó vinda, principalmente, do Uruguai.

Ele explica que o governo do país vizinho e de nações europeias estimulam os criadores de gado bovino, ovino e caprino. “E o Brasil passa a importar esse leite, que óbvio fica com preço mais vantajoso e os produtores locais não conseguem concorrer”, denunciou Cunha Lima.

Além de favorecer a importação, o programa de aquisição de alimentos do governo federal limita a compra do leite a 11 litros/dia por produtor. “É o quer três cabras produz”, disse, lamentando que uma região pobre, a exemplo do Cariri paraibano, cuja vocação e potencial econômico já está identificada, tenha que sofrer com a concorrência estrangeira.

“Ao invés de estimular, estender a mão, dar subsídio, suporte, o governo sufoca o produtor local e traz o produto de fora”, reclamou, indignado. O tucano criticou ainda a falta de reconhecimento e regulamentação para a produção de queijo artesanal. Tendo Taperoá como o maior centro produtor desse queijo que já conquistou prêmios nacionais, não pôde expandir a produção por falta de regulamentação e definição de critérios de sanidade.

“São queijos mundialmente premiados. Existe uma burocracia sufocante, uma falta de bom senso, um preconceito contra nós mesmos”, protestou o deputado. Ele afirmou ainda que os produtores estão no limite, sem conseguir vencer a concorrência externa.

A criação de uma usina produtora de leite de cabra em pó é outra demanda que, segundo Cunha Lima, alavancaria a economia regional. Ele disse que vai lutar para atender esse pedido que beneficiará todos os pequenos produtores de uma região marcada pela escassez de chuvas.

(Reportagem: Ana Maria Mrijoa

Compartilhe:
15 agosto, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *