Investigação
Fabio Sousa cobra da presidência da Câmara providências para instalação da CPI do Câncer
O deputado Fabio Sousa (GO) cobrou, em discurso nessa quarta-feira (9), a instalação da CPI do Câncer. O requerimento com a quantidade mínima de assinaturas foi protocolado por ele em 31 de maio. Segundo o tucano, o pedido cumpriu todas as exigências. No entanto, até agora a CPI ainda não foi instalada.
“Oficializei ao presidente desta Casa e peço aos deputados endosso ao meu pedido para que possamos instalar esta CPI o mais rápido possível e, ainda este ano, fazer um bom trabalho antes do ano eleitoral”, disse ele. A CPI pretende investigar as inúmeras denúncias existentes sobre o sistema de tratamento de câncer no Brasil no Sistema Único de Saúde.
Segundo Sousa, 49% das pessoas que procuram o SUS para tratar o câncer não conseguem atendimento. “E quanto mais cedo o tratamento começar a ser feito, maiores são as chances de cura do paciente”, destacou ele.
De acordo com o deputado, os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que em 2013 foram registradas quase 190 mil mortes em decorrência do câncer no Brasil. É a segunda causa de morte no país. Além disso, o Inca estimou para o biênio 2016–2017 cerca de 600 mil novos casos.
A CPI proposta deverá investigar a aplicação da legislação vigente e também outras possíveis irregularidades alvos de 13 denúncias, entre elas: desvio de verbas, má aplicação das verbas existentes, falta de fiscalização das autoridades competentes, descaso do poder público, falta de manutenção dos equipamentos, falta de remédios, dentre outros.
(Reportagem: Ana Maria Mejia/foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta