Saúde


A pedido de Mara, audiência debaterá atenção dada pelo SUS a portadores da síndrome pós-poliomielite

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou nesta quarta-feira (9) pedido da deputada Mara Gabrilli (SP) e do deputado João Derly (REDE-RS) para a realização de audiência pública para discutir a atenção aos portadores de Síndrome pós-poliomielite (SPP) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O debate será realizado em conjunto com a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Segundo os parlamentares, a intenção é obter informações e esclarecimentos sobre o estado atual da atenção que os pacientes da síndrome recebem no SUS e constatar a eventual necessidade de iniciativas legislativas relativas à questão.

A Síndrome pós-poliomielite (SPP) é uma enfermidade de acometimento tardio em pacientes que sofreram poliomielite anterior aguda viral e recuperaram suas capacidades motoras. Ocorre, em média, 15 anos após a infecção e se caracteriza por um novo episódio de paralisia, fadiga intensa e dores mio-articulares. Se dá por degeneração dos neurônios motores sobreviventes, sobrecarregados metabolicamente por assumir a função fisiológica dos neurônios perdidos.

“Apesar de o Brasil haver erradicado o vírus selvagem da poliomielite há décadas, há ainda grande número de pessoas adultas que sofreram a infecção e são, portanto, vulneráveis à SPP” explicam, destacando a relevância do tema.

Na justificativa, os deputados ressaltam que a incerteza em relação aos mecanismos da enfermidade, somada à dificuldade do diagnóstico, que necessita excluir todas as outras possibilidades, faz da SPP um desafio terapêutico, que deve obrigatoriamente envolver uma equipe multidisciplinar.

Serão convidados: um representante do Ministério da Saúde; o diretor do setor de Neurologia da UNIFESP e responsável pela criação do CID-G14 (Síndrome Pós-Pólio) na Organização Mundial da Saúde, Dr. Acary Bulle; o fundador da Associação G-14 de Apoio aos Pacientes com Pólio e Síndrome Pospólio, Ari Colatti; o coordenador dos vitimados no RS e idealizador da Associação Gaúcha dos Vitimados da Poliomielite e Síndrome Pós Poliomielite, Ari Heck; a vitimada da pólio e que tem grande atuação em prol dos vitimados no Brasil, Espanha e outros países, Rosangela Rabeell.

(Reportagem: Sabrina Freire/foto: Alexssandro Loyola)

 

Compartilhe:
9 agosto, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *