Interiorização do ensino
Seminários vão avaliar impacto do ensino superior para o desenvolvimento regional
Uma série de seminários vai debater o impacto do ensino superior frente ao desenvolvimento regional. O estado de Minas Gerais foi o escolhido para a análise que levará em conta o atendimento das demandas locais, como empregabilidade dos jovens, avanço das políticas públicas e desenvolvimento da ciência e tecnologia. A iniciativa é do deputado Caio Narcio (MG), presidente da Comissão de Educação.
O debate envolverá as comunidades de Unaí, Passos, Ituiutaba, Uberaba, Uberlândia, Pedra Azul, Araxá, Pouso Alegre, Poços de Caldas e a capital Belo Horizonte.
Caio Narcio justifica que a educação superior no país vem adotando a política da interiorização das universidades federais e a criação de novas universidades privadas que visam a integração e o desenvolvimento regional dos estados brasileiros. Neste sentido, ressalta o tucano, faz-se necessário ouvir a comunidade local para analisar o impacto dessa expansão frente às necessidades e anseios locais.
“Esse crescimento não pode se dar de forma aleatória. Os cursos superiores ofertados devem atender às demandas regionais e evidenciar empregabilidade frente à crise vivenciada, representar a porta de entrada no mundo profissional, com perspectiva de retorno econômico e desenvolvimento social para a pessoa, para as famílias e a para as comunidades”, aponta.
O deputado ainda lembra que a Meta 12 do Plano Nacional de Educação (PNE) visa elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de dezoito a vinte e quatro anos, assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% das novas matrículas, no segmento público.
(Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta