Ensino superior
Comissão de Educação debaterá pagamento de cursos na universidade pública por pessoas de alta renda
A Comissão de Educação vai promover um debate sobre a gratuidade das universidades públicas. A discussão foi solicitada pelo presidente do colegiado, deputado Caio Narcio (MG), e aprovada nesta quarta-feira (9). A audiência terá o tema “pagamento da universidade pública pelas pessoas
ricas”.
“Não podemos mais adiar a discussão sobre a qualidade de nossa formação superior para todos, o que vai garantir também inovação nas profissões estruturadas no ensino médio e seus itinerários”, explica Caio Narcio, ao lembrar que a questão da gratuidade das universidades públicas voltou à pauta neste ano e o Supremo Tribunal Federal decidiu pela quebra da gratuidade nos cursos lato sensu de pós-graduação, ficando de fora a questão da gratuidade em cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).
Como lembra o tucano, a graduação trata-se de uma etapa estruturante da maioria das profissões e na vida do estudante. “Representa a porta de entrada no mundo profissional, com perspectiva de retorno econômico e desenvolvimento social para a pessoa, para as famílias e para o país”.
Serão convidados para o debate o coordenador nacional do Movimento Brasil Livre, Kim Kataguiri; o professor universitário e doutor em direito pela PUC-SP Luiz Fernando Prudente do Amaral; a ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) Carina Vitral; e a atual presidente da UNE, Marianna Dias.
(Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta