Escoamento de safra
Nilson Leitão propõe à Comissão de Agricultura debate sobre escoamento de safra do MT pela BR 242
O deputado Nilson Leitão (MT) apresentou na quinta-feira (03) requerimento para que a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural debata o escoamento da safra no Mato Grosso pela BR 242. Segundo o tucano, a intenção é “buscar vencer os desafios enfrentados, e proporcionar a justa logística para um setor que mantém o Produto Interno Brasileiro e que coloca alimento na mesa da população”. O tucano é presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária.
O parlamentar do PSDB destaca que o Estado do Mato Grosso é um dos principais produtores agrícolas do país, sendo o primeiro de soja, algodão e gado de corte e o segundo maior produtor de milho. Isso faz com que o estado tenha sua economia baseada essencialmente na produção agropecuária.
O debate será em torno de alternativas de logística de menor custo para a região Centro-Norte – Nordeste do Estado. O deputado ressalta que a BR 242, que ligará a BR 158 à BR 163, permitirá à produção da região de influência opções de escoamento pela BR 163, sentido às estações de transbordo de carga de Miritituba, ou pela BR 158, sentido às Estações de transbordo de carga de Marabá, que segue para Santana, Vila do Conde em Barbacena e Outeiro em Belém, no Pará.
Foram convidados para falar sobre o tema: os ministros da Agricultura, do Meio Ambiente e dos Transportes; o presidente da Fundação Nacional do Índio (FUNAI); o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA); e o diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), entre outras autoridades. O requerimento pode ser votado na próxima reunião deliberativa do colegiado.
(reportagem: Sabrina Freire/foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta