Economia


Vecci destaca retomada da produção industrial no primeiro semestre

vecciUm dos setores mais prejudicados pela crise econômica deixada pelo PT ao país, a indústria brasileira já começa a dar sinais de recuperação após quase quatro anos de desempenhos negativos. Entre janeiro e junho deste ano, a produção industrial brasileira cresceu 0,5%, após seis semestres consecutivos de quedas, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nessa terça-feira (1). A alta também representa o melhor resultado para o primeiro semestre desde 2013, quando o setor teve uma expansão de 3%. 

Economista e deputado federal pelo estado de Goiás, o tucano Giuseppe Vecci (GO) celebrou o início da recuperação da atividade industrial no país. Apesar de ainda ser tímido, o crescimento é, na avaliação de Vecci, mais um sinal da retomada da economia do país desde que o PT deixou o governo federal.

“É mais um indicador positivo que vem refletindo as tomadas de decisões feitas pelo atual governo. Há uma reversão da expectativa negativa, do ponto de vista dos setores. O agronegócio segurou o Brasil nesse período inteiro, e agora é muito bom saber que a indústria retoma, de uma forma lenta e gradual, a perspectiva de que o país possa acabar com a ociosidade existente nas empresas em função da escassez de investimentos e também possa retomar percentuais maiores para o setor da indústria dentro do nosso PIB”, analisou o tucano.

SETORES
Os dados do IBGE revelam ainda que, em junho, nove dos 24 ramos da indústria pesquisados registraram crescimento na comparação com o mesmo período no ano passado. O destaque ficou com a área de produtos alimentícios, que cresceu 5%. Também tiveram bons resultados os setores de máquinas e equipamentos (2,0%), de bebidas (1,7%) e de indústrias extrativas (1,3%).

Para Vecci, a continuidade da evolução do setor industrial depende também da situação política do país, que influencia diretamente o apetite dos investidores. Para ele, a aprovação das reformas estruturantes discutidas no Congresso permitirá que a retomada não só da indústria, mas de toda a economia brasileira, continue em curso.

“Todos esses indicadores geram expectativa positiva na economia. Elas são salutares para que a gente possa alterar a situação que nós vivenciamos. Tudo isso faz parte de um trabalho exaustivo que ainda vai ter que ser feito no Brasil para que a gente possa alcançar um nível melhor de crescimento dos setores da economia e dos empregos, de melhoria do PIB, dos indicadores que certamente fortalecem e criam robustez ao país”, concluiu o parlamentar.

(Da Agência PSDB/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
2 agosto, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *