Sinal positivo
Marco Tebaldi considera positiva nova redução na taxa básica de juros
O Banco Central decidiu reduzir, pela sétima vez consecutiva, a taxa básica de juros, que agora está em 9,25% ao ano, e deu indícios de que manterá o ritmo de corte. Esta é a primeira vez em quatro anos que o índice cai abaixo de 10%, e é o menor nível da Selic desde agosto de 2013, quando atingiu 9%. O deputado Marco Tebaldi (SC) considera que a decisão da instituição financeira é equilibrada, sinaliza positivamente ao mercado e pode mudar os rumos da economia.
“Era um sonho a gente ter uma taxa de juros abaixo de 10%. O Banco Central aceitou isso e acertou. É um bom gesto para melhorar a economia do país”, disse.
No documento em que justifica a medida, o Comitê de Política Monetária (Copom) afirma que a manutenção das condições econômicas permitiu essa flexibilização, visto que o cenário é “compatível com a estabilização da economia”. O grupo também apontou como “limitados” os impactos da conjuntura política no panorama econômico. Tebaldi reconhece que, acima de quaisquer problemas, o Congresso tem trabalhado pelas reformas que podem recuperar o país, e acredita que a queda nos juros é o primeiro passo para o alcance de outras metas desejadas pelo governo.
“Isso é um bom indicativo de que a economia pode ser recuperada com geração de empregos, estímulo ao setor empresarial. Com essa redução de juros, o impacto é bastante grande”, apontou.
Na prática, a queda na taxa básica de juros é uma referência importante para os investimentos no país, além de impactar diretamente em empréstimos e financiamentos devidos. A previsão do mercado financeiro para a Taxa Selic até o final de 2017, segundo o Boletim Focus, permanece em 8% ao ano.
(PSDB/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta