Turismo
João Paulo Papa estuda implantação de Trem Turístico para incentivar o turismo no Litoral Sul de SP
A implantação de um trem turístico com ligação entre o os municípios do Litoral Sul de São Paulo e parte do Vale do Ribeira tem sido estudada e debatida pelo deputado João Paulo Papa (SP) com técnicos e lideranças da região. No sábado (12), o tucano participou de visita técnica ao município de Guararema, no interior paulista, junto a prefeitos do Vale do Ribeira, gestores públicos e vereadores do Litoral Sul. O motivo do ato foi conhecer detalhes do “Trem de Guararema”, iniciativa que pode servir de modelo para o projeto de Papa.
O Trem de Guararema é um passeio de Maria Fumaça de pouco mais de 7 km, inaugurado no final de 2015, e que liga o centro da cidade ao distrito de Luiz Carlos, antiga vila ferroviária que foi completamente revitalizada pelo poder público daquele município e tornou-se um polo turístico, que passou a atrair milhares de pessoas à região.
A proposta de Papa é criar um trem turístico que ligue os municípios do Litoral Sul e do Vale do Ribeira – projeto coordenado em parceria com o Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar).
“Além de conhecer boas práticas desenvolvidas em Guararema, buscamos detalhes do “Trem de Guararema. A iniciativa, além de preservar a memória ferroviária, deu um grande impulso no turismo regional. Esse projeto pode servir de modelo para a ideia do trem turístico ligando o Vale do Ribeira e o Litoral Sul, que estamos estruturando”, explicou o tucano.
“Agradeço todo o apoio e a retaguarda do deputado federal Marcio Alvino, que idealizou o projeto quando prefeito da cidade; do deputado estadual André Do Prado e do prefeito Adriano Leite, que foram atenciosos e nos passaram muitas informações e ensinamentos importantes”, destacou Papa.
O deputado afirmou que continuará realizando as ações necessárias para viabilizar o projeto entre o Vale do Ribeira e o Litoral Sul. “As cidades do Vale possuem enormes potenciais turísticos que devem ser explorados; os municípios do Litoral podem encontrar mais uma alternativa além das belas praias para o turismo”, conclui.
(Com informações da Assessoria do Deputado)
Deixe uma resposta