Safra recorde
Izaque Silva enxerga setor agropecuário como grande propulsor da economia
A produção de grãos na safra agrícola de 2017 pode chegar a 240,3 milhões de toneladas, com um aumento de 30,1%. A estimativa, referente ao mês de junho, foi divulgada na terça-feira (11) pelo LSPA (Levantamento Sistemático da Produção Agrícola) do IBGE. Diante do resultado, que é recorde, o deputado Izaque Silva (SP) enxerga o setor agropecuário como grande propulsor do desenvolvimento econômico do país.
“O agronegócio brasileiro é um setor pujante para a volta do crescimento econômico, graças às colheitas da soja e do milho”, destaca o tucano, membro titular da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. O parlamentar destaca que a região de Prudente tem vocação agrícola. “Existe potencial de crescimento, mão de obra especializada, terras produtivas, mas é preciso maior incentivo financeiro para o produtor rural, maquinário e infraestrutura para produzir”, apontou.
Izaque Silva lembra que um silo metálico para armazenar grãos e a pesagem de caminhões foram entregues em João Ramalho na quarta-feira (5). A instalação beneficiará cerca de 20 produtores rurais da região, que terão capacidade de armazenar 3 mil toneladas de soja. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), participou da inauguração. A instalação foi adquirida com recursos do Projeto Microbacias II. Foram investidos R$ 1.148.022,96.
Os números, de acordo com a Agência Brasil, estimam que a produção total de cereais, leguminosas e oleaginosas deverá atingir 240,3 milhões de toneladas. O resultado, além de ser recorde, é 30,1% maior do que o da safra do ano passado, que foi de 184,7 milhões de toneladas. Em relação às projeções de maio, houve um crescimento da produção de 1,7 milhão de toneladas (0,7%). Também as projeções em relação à área plantada cresceram 117,4 mil hectares, o equivalente a 0,2% em relação ao mês anterior.
ÁREA COLHIDA
A estimativa da área a ser colhida subiu 7% atingindo 61 milhões de hectares. Em 2016, a área colhida foi de 57,1 milhões de hectares. São esperados recordes na produção da soja e do milho. As previsões indicam que a safra da soja atinja 114,8 milhões de toneladas, resultado 19,5% maior do que a do ano passado, enquanto a do milho deverá atingir 97,7 milhões de toneladas, crescimento de 53,5%.
Em relação a 2016, houve crescimento de 2,3% na área a ser colhida da soja, de 17,7% no milho e 3,6% no arroz. Já as estimativas da produção do milho somam 97,7 milhões de toneladas. Estes três produtos representaram, juntos, 93,5% da estimativa da produção total da safra deste ano e 87,8% da área a ser colhida. (Com informações da Agência Brasil e do Portal Brasil)
NÚMEROS EXPRESSIVOS
A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) também divulgou a 10ª estimativa da atual safra 2016/2017 na terça-feira (11 de julho). A expectativa é que a produção de grãos chegue a 237,2 milhões de toneladas, com um aumento de 27,1% ou 50,6 milhões de toneladas frente às 186,6 milhões de toneladas da safra passada, segundo o Portal Brasil. De acordo com a Conab, a supersafra atual se deve a condições climáticas favoráveis e ao aumento da produtividade média de todas as culturas, com destaque para soja e milho, que tiveram alto nível de aplicação tecnológica. A produtividade da soja subiu de 2.870 para 3.362 kg/ha (quilos por hectare) na atual safra, e a do milho total, de 4.178 para 5.522 kg/ha.
(Da assessoria do deputado/foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta