Atendimento ao Idoso


Aprovado parecer de Geraldo Resende a projeto que garante atendimento de geriatra a idosos assistidos por entidades

26355909903_32edcdc367_zA Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa aprovou nesta quarta-feira (12), por unanimidade, parecer do deputado Geraldo Resende (MS) pela aprovação, com substitutivo, do Projeto de Lei (227/2015) que altera o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) para garantir aos idosos assistidos por entidades de atendimento o tratamento por médicos geriatras.

Segundo o deputado, não há como admitir que a atenção à saúde de idosos que permanecem por um longo período em instituições seja feita por médico sem a formação adequada para o atendimento das necessidades inerentes a essa faixa etária.

“Somente o geriatra possui a formação necessária para realizar uma abordagem ampla para a avaliação clínica, incluindo aspectos psicossociais, escalas e testes”, defende o tucano. Para ele, a capacitação que o geriatra possui possibilita o atendimento não apenas para o tratamento de agravos gerais, típicos da clínica médica, mas também e sobretudo para lidar com quadros como: demência, hipertensão arterial, diabetes e osteoporose, de grande frequência entre os idosos.

A proposta estabelece entre as obrigações das entidades de atendimento a presença de um médico especialista em geriatria ou que haja concluído residência médica na especialidade. Em substitutivo, o tucano estabeleceu que o atendimento ocorra ao menos uma vez a cada semana, considerando que nem todas as instituições terão condições de realizar a contratação.

A proposta tramita para Comissão de Seguridade Social e Família, Comissão de Finanças e Tributação e Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

(Sabrina Freire/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
13 julho, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *