Taxa de obesidade


CCJ aprova parecer ao projeto de Lobbe Neto sobre Educação Alimentar
 
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara  aprovou o parecer do relator, deputado Félix Mendonça Júnior, ao Projeto de Lei (PL) nº 128/2007, de autoria do deputado Lobbe Neto (SP). De acordo com Lobbe, o referido PL inclui o tema “Educação Alimentar” no conteúdo das disciplinas de Ciências e Biologia, nos currículos das escolas de ensino fundamental e médio, respectivamente.
 
O tucano ressalta que é de amplo conhecimento da população e dos especialistas o significativo aumento da taxa de obesidade infanto-juvenil, com consequente incidência de doenças como diabetes, hipertensão, anemia, dislipidemias e outras. “A formação dos hábitos alimentares ocorre na primeira infância. Quando esses hábitos são formados de forma incorreta, torna-se maior o risco da criança se tornar obesa na adolescência”, explicou.
 
Segundo Lobbe Neto, o consumo de guloseimas, refrigerantes, frituras e outros produtos calóricos não nutritivos, preparados com conservantes, tem sido um fator determinante responsável por essas doenças precoces e outras insuficiências enfrentadas pela população infanto-juvenil.
 
Para fortalecer o vínculo positivo entre a educação e a saúde, o deputado acredita que deva ser promovido um ambiente saudável melhorando a educação e o potencial de aprendizagem, ao mesmo tempo em que se promove a saúde. “É na escola onde os programas de educação e saúde, no caso em questão educação alimentar, pode ter a sua maior repercussão beneficiando os alunos na infância e na adolescência”, afirmou. “Isso porque a escola é um espaço social, onde muitas pessoas convivem, aprendem e trabalham, onde os estudantes e os professores passam a maior parte de seu tempo”, finalizou Lobbe Neto.
 
O projeto segue agora para o Senado Federal.

(Da assessoria do deputado/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
11 julho, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *