Corte de gastos
Deputado propõe debate sobre contingenciamento e crise nos Institutos Federais na Amazônia
A difícil situação dos Institutos Federais situados na região amazônica diante dos cortes orçamentários e dos repetidos contingenciamentos será o tema de debate em reunião de audiência pública na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA), atendendo proposta (REQ 154/2017) do deputado Rocha (AC).
De acordo com o parlamentar, o corte de recursos nos Institutos Federais dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins ameaçam inviabilizar o funcionamento dessas instituições. “O corte prejudica inclusive custeio e despesas de manutenção”, afirma o deputado.
Segundo o tucano, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são instrumentos de transformação social, especialmente na região amazônica, detentora de baixos índices de desenvolvimento humano. Nessa região, esses institutos representam alguns dos poucos provedores de pesquisa em ciência e tecnologia de qualidade.
Diante do risco de inviabilização dos Institutos Federais, e da importância deles para a região amazônica, Rocha reitera o convite para que reitores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins participem desse debate com a presença do ministro da Educação, Mendonça Filho e do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Henrique de Oliveira, em busca de possível solução.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e subscrito pelos deputados Angelim (PT/AC) e João Daniel (PT/SE). Foi incluído o estado de Sergipe e como convidados os reitores do Instituto Federal do Sergipe e da Universidade Federal do Estado.
(Ana Maria Mejia/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta