Homenagem


Izalci destaca papel do INSS como agente de desenvolvimento social

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi homenageado em sessão solene na Câmara dos Deputados pelos 27 anos de criação. O presidente do instituto, Leonardo Gadelha, destacou a dedicação dos servidores que transformam em ação o reconhecimento do direito de milhões de brasileiros, com atenção especial àqueles mais necessitados e aos que passam por momentos de angústia e sofrimento. O INSS está informatizando todo o sistema com previsão de, em três anos, funcionar de maneira inteiramente digital.

O deputado Izalci Lucas (DF) prestou homenagem ao instituto destacando sua atuação como agente de desenvolvimento, e elogiou a modernização que está sendo implementada durante a atual gestão. “Simplificando as ações, o usuário não vai mais depender de intermediários em momentos delicados, a exemplo do pedido de aposentadoria e de requisição de pensão e outros benefícios”, disse o deputado.

Izalci considera essencial que o INSS entre na era digital. “É constrangedor que o cidadão só saiba que a empresa não depositou o valor do INSS quando procure aposentadoria”, disse Izalci. Ele disse ainda que a entrada da instituição na era digital vai garantir facilidade do acesso à informação.

De acordo com o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, o INSS atua como promotor do desenvolvimento social e distribuidor de renda.

Orig
O INSS é uma autarquia, criada em 1990 pelo então presidente Fernando Collor de Melo, a partir da fusão do Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (Iapas) com o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).

Cabe ao instituto operacionalizar o pagamento de benefícios como aposentadorias (por idade, tempo de contribuição ou invalidez), auxílios (doença, acidente, reclusão ou morte) e outros benefícios como o de assistência ao idoso. Hoje, o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) conta com 39 milhões de contribuintes. A homenagem foi proposta pelos deputados Professor Victório Galli (PSC-MT) e Gilberto Nascimento (PSC-SP).

(Ana Maria Mejia/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
29 junho, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *