Riqueza nacional
A pedido de João Paulo Papa, comissão promove debate sobre setor portuário nacional
A Comissão de Viação e Transportes aprovou nesta quarta-feira (28) requerimento do deputado João Paulo Papa (SP) para a realização de audiência pública sobre o futuro das Companhias Docas e as funções essenciais das Autoridades Portuárias para o desenvolvimento do setor portuário nacional.
O tucano destaca que a riqueza do Brasil se movimenta pelos portos. Cerca de 90% de tudo o que é exportado e importado pelo país passa pelos portos, inclusive minérios, carne, soja e açúcar. “Os portos também geram empregos, desenvolvem as cidades e as regiões nas quais estão instalados, integram a cadeia logística nacional, impulsionam serviços, o turismo, as inovações tecnológicas”, justifica Papa. Com o sistema portuário, o Brasil se integra regionalmente e mantém relação com o mundo.
Papa sugere a participação do Secretário Nacional de Portos, Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Luiz Otávio Campos; do Secretário de Coordenação de Projetos, Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos, Tarcísio Gomes de Freitas; do Presidente da Federação Nacional dos Portuários, Eduardo Lirio Guterra; do Presidente do Federação Nacional dos Operadores Portuários, Sérgio Aquino; do Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias, Cassemiro Tercio Carvalho; do Presidente da Associação Brasileira de Terminais Portuários, Wilen Manteli; e de representante da Agência Nacional de Transportes Aquaviários.
(Da redação/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta