Inclusão de pessoas com deficiência


Comissão promove audiência para debater instituição do Dia Nacional das Pessoas Surdocegas

20355104620_f492a36f35_kA Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência aprovou nesta-quarta-feira (28) requerimento do deputado Eduardo Barbosa (MG) para realização de reunião de audiência pública para debater a instituição do Dia Nacional das Pessoas Surdocegas. Inspirada por legislação vigente no município e estado de São Paulo, a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) solicitou à comissão a apresentação de proposição para instituir a data comemorativa.

Segundo o tucano, a instituição de data nacional possibilitará a conscientização e difusão de informações, de forma a impulsionar a prevenção, o tratamento e a inclusão das pessoas surdocegas. Devido a relevância do tema, é importante o debate em audiência.

“Entendo que é importante, pois esse segmento da população é ainda mais invisível entre os outros segmentos de pessoas com deficiência, inclusive, sendo excluídos de formas de atendimento, tanto na área da saúde, como na área da educação”, defende. Para o deputado, esse pedido cria a possibilidade de entender as especificidades desse grupo e de acompanhar as reivindicações e motivar a criação de políticas públicas.

De acordo com a Feneis, estima-se que cerca de 40 mil pessoas no Brasil são diagnosticadas com surdocegueira, o que se caracteriza pela perda total ou parcial da audição e da visão e, a depender do grau de comprometimento desses sentidos, pode haver severas restrições para inclusão na sociedade.

Em apoio ao tucano, a deputada Mara Gabrilli (SP) afirmou que para gerar inclusão aos surdocegos, é necessário o acompanhamento de um guia e um interprete, que possibilita que eles estudem e trabalhem. Devido a falta do acesso desses profissionais a muitas pessoas, é importante falar sobre o assunto.

Foram convidados: Lara Gontijo de Castro Souza, educadora social da Feneis Minas Gerais e representante da Associação Brasileira de Surdocegos; João Renato Dias Rodrigues, diretor regional da Feneis do Distrito Federal; representante do Conselho Nacional Dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CONADE); e representante da Secretaria Especial dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

(Sabrina Freire/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
28 junho, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *