Doação de alimentos
Meio Ambiente acata projeto relatado por Daniel que institui política de combate ao desperdício de alimentos
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou nesta quarta-feira (28) substitutivo do deputado Daniel Coelho (PE) ao Projeto de Lei 5.958/13, que institui a Política Nacional de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos.
O objetivo da iniciativa é aumentar o aproveitamento de gêneros alimentícios, reduzir o desperdício de alimentos e ampliar o uso de alimentos sem valor comercial por meio de doação destinada, prioritariamente, ao consumo humano. O que não puder ser aproveitado, segue para consumo animal ou compostagem.
Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são perdidos e desperdiçados por ano no mundo, o equivalente a 24% de todos os alimentos produzidos para o consumo humano. Isso representa um prejuízo econômico estimado em US$ 940 bilhões por ano, ou cerca de R$ 3 trilhões.
“O desperdício de alimentos é um grave problema social, econômico e ambiental. O desperdício impacta na segurança alimentar da população carente e no desenvolvimento econômico de países de baixa renda”, avalia Daniel Coelho. O Brasil está entre os dez países que mais perdem e desperdiçam alimentos no mundo, perdendo, anualmente, 41 mil toneladas de comida.
(Da redação/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta