Planejamento
Em audiência na Câmara, ministro Aloysio Nunes falará sobre prioridades da política externa
O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, participará de reunião conjunta de audiência pública nas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) e de Direitos Humanos e Minorias, nesta terça-feira (27), para falar sobre as prioridades para a política externa brasileira em 2017. A reunião está marcada para as 14h30, no plenário 7.
A presidente da CREDN, deputada Bruna Furlan (SP), que propôs a reunião, argumentou ser competência dessa comissão acompanhar a formulação da política externa que será executada pelo Executivo. Segundo ela, é essencial conhecer os desafios que se apresentam para o Brasil na cena internacional, nos planos regional e extrarregional, a exemplo de arranjos de comércio que vão se desenhando, as tendências e as possibilidades de inserção do Brasil.
Ao justificar a reunião, Bruna Furlan reitera ser uma oportunidade ímpar para que a comissão discuta, no mais alto nível, os temas relevantes para o fortalecimento de uma política externa de Estado. “Uma política capaz de valorizar os seus recursos humanos e resgatar o respeito, a credibilidade e os valores que sempre nortearam a missão do Itamaraty no exterior”, disse.
Entre outros questionamentos estão a forma com que o Itamaraty trabalha para que o país recupere o seu protagonismo nas grandes decisões, a exemplo da reforma e atualização do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), a crise mundial que produz levas de migrantes e refugiados em todas as partes do planeta, e a governança dos sigilos de dados que trafegam pela internet.
O ministro, que já presidiu a Comissão de Relações Exteriores no Senado Federal, também é convidado a falar sobre a nota à imprensa 163/2017.
(Ana Maria Mejia/ Foto: Gerdan Wesley)
Deixe uma resposta