Nova licitação
Águas do São Francisco ajudarão a reverter déficit hídrico no Ceará, avalia Gomes de Matos
O deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) alertou para o déficit hídrico verificado no Ceará, principalmente na Região de Jaguaribe, no Sertão Central e na Região Metropolitana de Fortaleza. O tucano explica que questões jurídicas com as empresas responsáveis por trecho da transposição do rio São Francisco impossibilitaram a continuidade das obras.
Segundo ele, nessa terça-feira (20) o governo assinou contrato com a empresa ganhadora da licitação do trecho das obras que vão garantir, de uma vez por todas, que as águas do rio alcancem o estado. “Até porque o Ceará era um estado que já vinha se preparando para receber essas águas”, ressaltou.
O tucano afirma que o governo federal pagou os débitos atrasados no trecho da transposição e disponibilizou mais R$ 500 milhões para finalizar o empreendimento. Além disso, o estado tem recebido recursos federais para fortalecer as obras complementares do Cinturão das Águas. Neste mês, foram empenhados R$ 60 milhões, destacou o parlamentar.
“Se essas águas do Rio São Francisco não chegarem ao Estado do Ceará, fatalmente, em novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, isso vai gerar problema de água para o consumo humano. Eu não estou nem falando da questão de água para a irrigação e para a indústria”, alertou Gomes de Matos.
VOTO DE PESAR
O tucano lamentou a morte da jornalista, advogada e conselheira da OAB no Ceará Wanda Palhano. Ela presidia o jornal “O Estado”, veículo de grande credibilidade e circulação na região. “Solicitamos que seja encaminhado o voto de pesar desta Casa, num momento em que muitos cearenses estão prestando as últimas homenagens à nossa grande jornalista Wanda Palhano, pelas grandes contribuições que sempre o jornal O Estado promoveu”, finalizou.
(Da redação/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta