História de crescimento


Nilson Pinto participa de homenagem aos 60 anos da Universidade Federal do Pará 

34461829984_18f0e91e95_zOs 60 anos da inauguração da Universidade Federal do Pará (UFPA) foram homenageados nesta quarta-feira (14) em sessão solene da Câmara dos Deputados. O deputado Nilson Pinto (PA), reitor da UFPA no período de 1989 a 1993, relembrou os anos vividos na universidade. O tucano foi aluno da instituição na graduação e na pós-graduação, e atuou também como professor e pesquisador.

Segundo Nilson Pinto, a história começou em 1902, com a criação da faculdade livre de Direito, mas o início oficial da UFPA foi em 1957, com ato do então presidente Juscelino Kubitschek. O tucano destacou discurso do professor Clodoaldo Beckmann no aniversário de 30 anos da UFPA em que detalhava as três fases vividas pela instituição.

Os primeiros 10 anos de vida da UFPA foram marcados pela tentativa de dar unidade ao conjunto de faculdades isoladas, com estruturas próprias. Na segunda década, houve a construção física da base da universidade, com o grande campus de Belém. A terceira década foi de expansão.

“Hoje, quando completamos 60 anos, olho para trás e penso em como sintetizar os 30 anos seguintes. Posso testemunhar que a fase de crescimento avançou muito. Em 30 anos, a UFPA passou de 10 mil alunos para 50 mil alunos”, destacou. O crescimento também foi qualitativo, com o aumento na oferta de mestrado e doutorado, e a realização de pesquisas importantes para a região e o país.

O atual reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, destacou o sucesso da ampliação da universidade para outros municípios. “Fazer da UFPA uma universidade multicampi foi um dos maiores desafios e um dos projetos mais exitosos da UFPA. Hoje, possuímos campi em 12 municípios”. Tourinho também disse que o modelo está servindo como inspiração para outras instituições crescerem.

ORIGENS
A Universidade Federal do Pará foi criada em 2 de julho de 1957. Ela congregou as faculdades federais, estaduais e privadas existentes em Belém: Medicina, Direito, Farmácia, Engenharia, Odontologia, Filosofia, Ciências e Letras e Ciências Econômicas, Contábeis e Atuariais. Atualmente, a Universidade Federal do Pará é uma instituição federal de ensino superior, organizada sob a forma de autarquia, vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

(Da redação com informações da Agência Câmara)

Compartilhe:
14 junho, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *