Amplo debate
A pedido de Caio Narcio, parlamentares debatem desafios do câncer em comissão geral
O Plenário da Câmara vai se transformar em comissão geral nesta terça-feira (6) para debater o tema “Os Desafios do Câncer, Tratamento, Enfrentamento e Medicamentos”, a pedido do deputado Caio Narcio (MG). Será a partir das 9h30, no Plenário Ulysses Guimarães.
A preocupação com os desafios da doença tem sido constante na bancada tucana. Na última semana, o deputado Fábio Sousa (GO) apresentou pedido de abertura de CPI para investigar denúncias e supostas irregularidades envolvendo o tratamento de câncer no Sistema Único de Saúde. O tucano diz que a situação do Brasil em relação a essa doença é grave: 49% das pessoas que procuram o SUS para fazer tratamento não conseguem.
O acesso a tratamento seguro e efetivo é preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Com essa garantia de receber tratamento adequado, pacientes com câncer, principalmente quando diagnosticado ainda precoce, aumentam a possibilidade de cura para alguns cânceres.
Principal centro de referência no Brasil sobre o câncer, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) prevê que no biênio 2016 e 2017, aproximadamente 600 mil pessoas desenvolverão algum tipo de câncer no Brasil. Estima que serão 180 mil novos casos de pele, 61 mil de próstata e 58 mil de mama.
Um dos graves entraves, segundo a OMS, ainda é a demora no diagnóstico da doença. Resultado: 8,8 milhões de pessoas morrem vítimas da doença. Por isso, a entidade recomenda investimentos em equipamentos médicos, no fortalecimento dos serviços de saúde e no treinamento de profissionais da saúde para que eles possam realizar diagnósticos apurados rapidamente.
(Ana Maria Mejia/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta