Palestra aberta


Mara Gabrilli marcará presença em mais uma edição da feira de reabilitação e inclusão Reatech
 
Entre os dias 1º e 4 de junho será realizada a 15ª edição da Reatech, a mais importante feira de reabilitação e inclusão da América Latina. Como acontece todo ano, a deputada Mara Gabrilli (SP) estará presente no evento e este ano fará palestra aberta sobre as novidades trazidas pela Lei 34066881860_f905085aae_kBrasileira de Inclusão, relatada por ela na Câmara dos Deputados.

Nesta edição, Gabrilli participará durante dois dias. Estará presente na quinta-feira, na solenidade de abertura, onde presenciará a abertura da Reatech junto a autoridades, e na sexta-feira, onde palestrará na Reashow, espaço de debates dedicado a expositores do evento.

“Tenho muito orgulho de já ter participado de inúmeras edições da Reatech. É sempre muito bom rever amigos e ainda poder conferir novidades de tecnologia e acessibilidade. Lembro-me de quando fundei há quase 21 anos uma ONG, em um cenário onde reabilitação e tecnologia eram praticamente inexistentes no Brasil. Ver todos esses avanços hoje me impacta de forma muito positiva. Afinal, se hoje desempenho minhas atribuições parlamentares com afinco, é porque tenho acesso às tecnologias que anulam qualquer impedimento motor”, diz Mara.

Relatora da Lei Brasileira de Inclusão, a deputada lembra ainda que o brasileiro com deficiência representa um importante público consumidor. “Pessoas com deficiência movimentam a economia como qualquer outra parcela da população. Estamos falando de um público com poder de consumo em potencial. Cabe a esses estabelecimentos e às empresas investirem na diversidade para que as pessoas com deficiência se sintam cada vez mais incluídas e respeitadas como consumidoras e cidadãs. Neste sentido, a Reatech tem sido uma grande parceira e propulsora da nossa evolução”, diz.

Entre os lançamentos e produtos dos 300 expositores da Reatech, estão as inovações de tecnologia assistiva como aplicativos, adaptações veiculares, cadeiras de rodas elétricas, próteses e órteses, aparelhos auditivos, produtos ortopédicos, materiais hospitalares, distribuidores de produtos, educação, entidades públicas e privadas, entre outros.

Com entrada gratuita, são esperados na feira cerca de 52 mil profissionais da saúde e educação, além de consumidores finais, que poderão conferir, simultaneamente, seminários e palestras dedicados aos temas de reabilitação e inclusão.

Em sua palestra, Mara abordará a construção da Lei Brasileira de Inclusão, legislação que está em vigor desde o ano passado e traz uma série de direitos e inovações à população com deficiência em todo o Brasil. “Na Lei Brasileira de Inclusão, além de reforçamos direitos já instituídos, criamos novos, como a garantia de poder de escolha do público com deficiência em espaços como cinemas, teatros e casas de espetáculos, que deverão oferecer locais acessíveis em todo o estabelecimento, não só em áreas segregadas. Além disso, alteramos o Código de Trânsito, permitindo que as autoridades possam fiscalizar as edificações públicas ou privadas de uso coletivo, como shoppings, supermercados e hospitais, onde as vagas reservadas para idosos e pessoas com deficiência não forem respeitadas”, afirma a deputada.

Maior feira de reabilitação da América Latina, a Reatech movimenta um mercado que cresce a cada ano. Para se ter uma ideia, em 2013, o setor movimentou cerca de R$ 4,5 bilhões e cresceu 18%, segundo dados da ABRIDEF – Associação Brasileira da Indústria e Revendedores e Serviços para Pessoa com Deficiência.

Neste ano, o Instituto Mara Gabrilli, ONG fundada por Mara em 1997, contará novamente com um estande na Feira. A organização, que surgiu inicialmente com foco no apoio a atletas com deficiência, cresceu ao longo dos anos e expandiu sua atuação para outras áreas incluindo social, saúde, pesquisa científica e acessibilidade cultural.

Entre seus projetos, destaca-se o Cadê Você?, cujo objetivo é localizar e atender pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social na periferia de São Paulo e de outros Estados. Desde 2010, quando realizou a sua primeira edição, o projeto Cadê Você? já atendeu mais de três mil pessoas com deficiência.

Já o Projeto Próximo Passo, braço do IMG, tem como proposta estimular atletas esportivos de alto rendimento e oferecer estrutura e suporte técnico para os treinamentos. Para conseguir viabilizar esse projeto, é necessário o apoio de pessoas que acreditam que o esporte é um forte instrumento inclusivo. A equipe esportiva do Instituto já conquistou diversas medalhas com participação em importantes campeonatos nacionais e internacionais, além de contribuir com a participação de atletas na Seleção Brasileira e recentemente nas Paralimpíadas Rio 2016. O projeto atualmente apoia 21 atletas, divididos nas seguintes modalidades: natação, paratriathlon, paraciclismo, remo, tiro, jui jitsu e atletismo.
 
SERVIÇO
15ª REATECH | Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade
Data: 1º a 04 de junho de 2017, 5ª a 6ª das 13h às 20h | Sábado e Domingo das 10h às 19h
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo – SP – Brasil Transporte gratuito: Rua Nelson Fernandes, 450 – Acesso pelo Terminal Rodoviário Jabaquara.
Palestra Lei Brasileira de Inclusão com Mara Gabrilli
Local: Espaço REASHOW – 2 de junho, 17h.
Stand Instituto Mara Gabrilli: Rua 500 – estande 506.

(Da assessoria da deputada/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
30 maio, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *