Solidariedade


Deputados se mobilizam para articular apoio e ajudar vítimas das enchentes no Nordeste

1078401-pe_28052017-_as_1796-editar

Ministros Bruno Araújo (Cidades) e Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo) participaram de reunião realizada no domingo em Pernambuco.

Solidários, deputados do PSDB estão promovendo campanhas de mobilização para ajudar as pessoas que perderam seus bens após as fortes chuvas que atingiram Pernambuco e Alagoas nos últimos dias. Sensíveis aos impactos sociais e econômicos, os parlamentares também estão fazendo contato direto com autoridades estaduais e federais em busca de recursos e ações para ajudar os atingidos e promover a reconstrução dos locais afetados pelos temporais. 

O deputado Guilherme Coelho (PE) afirmou nesta segunda-feira (29) que as chuvas dos últimos dias ultrapassaram qualquer prognóstico, causando problemas a muitos municípios em virtude da intensidade e curto espaço de tempo. O tucano lamentou os prejuízos decorrentes das enchentes, inclusive com a morte de pessoas, e prestou solidariedade aos municípios atingidos. Para ele, fica evidente a importância de obras hídricas, de escoamento e de saneamento a serem realizadas e concluídas na região.

Play

O parlamentar elogiou a rapidez com que o presidente Temer e os governadores buscaram encontrar meios de ajudar as cidades e famílias atingidas. “Não houve perda de tempo e todos os esforços estão sendo feitos para minimizar esses problemas causados pela enchente”, destacou. Para ele, este é o momento de não medir esforços e de se aplicar os recursos da Defesa Civil para que possa ser dado conforto às famílias, se ajude a recuperar o que foi perdido e se atue para evitar novas tragédias.

ARTICULAÇÃO

Para minimizar os problemas, o ministro das Cidades, deputado federal licenciado Bruno Araújo (PE), está desde o sábado (27) em contato direto com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho. A pasta é a responsável por ações de Defesa Civil. Barbalho colocou a equipe à disposição do governo estadual para ações emergenciais. Durante conversa com o governador do estado, Paulo Câmara, no domingo (28), Araújo ajustou a definição de obras e ações emergenciais nas áreas atingidas a serem executadas. “Num momento como esse é fundamental unir esforços para diminuir o sofrimento da população”, destacou. 

O presidente Michel Temer prestou solidariedade aos moradores de Alagoas e Pernambuco durante visita aos dois estados no domingo e anunciou a liberação de recursos para reconstrução de infraestrutura. Em Maceió, Temer se reuniu com o governador de Alagoas, Renan Filho, e com o prefeito da capital, Rui Palmeira (PSDB). Deputado federal licenciado, o ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy (BA), integrou a comitiva. 

Segundo informações do governo local, mais de mil pessoas tiveram que deixar suas casas. Foram registradas quatro mortes e algumas pessoas estão desaparecidas. Agentes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração, já estão em Maceió reunidos com equipes técnicas locais, que trabalham para restabelecer a normalidade na cidade. A iniciativa federal conta com o apoio de 100 homens do Exército Brasileiro e 10 caminhões da frota militar. Toda a operação será custeada com recursos da Sedec. O valor de investimento será definido após as equipes finalizarem o levantamento dos danos.

O deputado Pedro Vilela (AL) está acompanhando de perto a situação das cidades atingidas em Alagoas. “Tenho conversado constantemente com a Defesa Civil, o governo do estado, os prefeitos e ministros. De fato, o momento é de muito trabalho para que possamos amparar as famílias que foram atingidas e para planejar a reconstrução do que a água levou”, destacou.

Em Ribeirão (PE), choveu em um dia o correspondente a um mês inteiro.

Em Ribeirão (PE), choveu em um dia o correspondente a um mês inteiro.

Vilela também reforçou que o momento é de solidariedade. “Tem muita gente precisando de muita coisa. Se você puder ajudar procure um ponto de apoio. Roupas alimentos, agasalhos, tudo é muito bem-vindo nesse momento”, pediu o deputado em vídeo postado em seu perfil no Facebook. A partir desta terça-feira, Vilela estará em Brasília cobrando empenho do governo federal na ajuda às vítimas.

Após visitar Alagoas, o presidente Temer seguiu para Recife (PE). Depois do encontro com o governador e secretários, ele reforçou a importância e urgência das ações para reconstruir as áreas afetadas pelas chuvas. Além de anunciar apoio federal ao governo de Pernambuco, o presidente também sinalizou a abertura de linha de crédito de R$ 600 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os recursos seriam utilizados para promover obras de prevenção de enchentes.

Na ocasião, o governador Paulo Câmara apresentou um balanço da situação que atinge 15 municípios e uma população de quase 800 mil pessoas. São cerca de 35 mil desalojados e desabrigados, 14 escolas sem condições de funcionar, um hospital interditado e um município totalmente isolado. Segundo os dados apresentados, dois municípios estão sem fornecimento de energia e 16 estão sem abastecimento de água. O governador solicitou ajuda humanitária. Colchões, cestas básicas, maquinário para limpeza e combustíveis foram alguns dos itens colocados como prioritários.

O deputado Betinho Gomes (PE) também lamentou o estrago causado pelas chuvas e entrou em contato com autoridades federais pedindo apoio para Pernambuco. Em seu perfil na mesma rede social, prestou solidariedade às famílias desabrigadas e aos municípios atingidos e alertou para a importância de os moradores acionarem a Defesa Civil em caso de necessidade. O tucano também chamou a atenção para a união de esforços para ajudar os desabrigados. “O Governo de Pernambuco decretou estado de emergência em vários municípios. Todos estão precisando de muita ajuda! Vamos nos unir?!”, conclamou o tucano.

Confira alguns pontos de arrecadação:

Pernambuco

– Posto Shell On Time – Av. Conselheiro Rosa e Silva, 2000 – Rosarinho

– Florense – Av. Eng. Domingos Ferreira, 4180 – Boa Viagem

– Loja A3 Design – Av. Cons. Aguiar, 1576 – Boa Viagem

– Porto Social – Rua Marquês de Amorim, 356 b, Ilha do Leite.

Alagoas

– Abassa de Angola Oya Igbale Casa de Resistência, atrás do Terminal do Eustáquio Gomes, quadra K número 53, Cidade Universitária;

– Escola Eduardo Almeida, R. São Pedro, Garça Torta;

– Instituto Quintal Cultural, na Rua Sol Nascente, no Bom Parto:

– CEPA Quilombo, na Rua Santa Luzia, no Jacintinho;

– Grupo Geração do Bem (82) 99127-1733 e 98889-5831;

– Igreja dos Capuchinhos, no Farol;

– Secretaria de Estado de Assistência Social, na Avenida Comendador Leão, número 555, Poço;

– Cruz Vermelha, Avenida Comendador Gustavo Paiva, 2889;

– SAC do Maceió Shopping, em Mangabeiras;

– Em Marechal Deodoro
, no pátio da Escola Governador Luiz Cavalcante.

 (reportagem: Djan Moreno/fotos: Alan Santos/PR/Áudio: Hélio Ricardo)

 

Compartilhe:
29 maio, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *