Investigando denúncia
Comissão de Minas e Energia discutirá indícios de formação de cartel no mercado de gás
A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta quarta-feira (24) para analisar os indícios de formação de cartel no mercado de gás no Brasil. A reunião ocorrerá a partir das 9h30 no plenário 14. Autor do requerimento para o debate, o deputado Domingos Sávio (MG) quer avaliar as implicações de uma resolução do fim do ano passado da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP 51, de 30/11/16), que estabelece novas regras para a revenda de gás.
O objetivo é verificar se a norma vai comprometer o abastecimento nacional de gás, a liberdade de revenda do produto e a segurança dos consumidores brasileiros. Domingos Sávio afirmou que recebeu denúncias dos próprios revendedores, que precisam ser investigadas. “Quem de fato controla o mercado são pouquíssimas empresas, que são as chamadas distribuidoras. Há indícios fortes de que elas fazem acordos para definir de quem será o mercado em determinada cidade e até num estado inteiro. Ela fica como única dona daquele mercado, imagine! Ali, o consumidor final só tem possibilidade de comprar de um único fornecedor que acaba colocando o preço que quer não só para o consumidor final, mas também sacrificando o revendedor, que está lá na ponta, o pequeno comerciante, aquele que faz o trabalho fundamental de fazer com que o bujão de gás chegue no consumidor final”, apontou.
Foram convidados para a audiência pública: a superintendente de Abastecimento da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Maria Inês Souza; a procuradora federal dos Direitos do Cidadão do MPF, Deborah Macedo Duprat de Britto Pereira; o Presidente da ASMIRG-BR, Alexandre José Borjaili; e o presidente do SINDIGÁS, Sérgio Bandeira de Mello.
(Da Agência Câmara/foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta