Em defesa das mulheres


Estados sem representação feminina na Câmara serão visitados por comissão presidida por Shéridan

sheridanA Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela deputada Shéridan (RR), aprovou nesta quarta-feira (10) requerimento da tucana que pede a realização de visitas a estados que não elegeram mulheres para o Legislativo Federal na última eleição, em 2014: Sergipe, Mato Grosso, Paraíba, Alagoas e Espírito Santo.

A tucana avalia que é preciso entender melhor os motivos da ausência de  representatividade feminina nessas regiões e estabelecer uma comissão para buscar o comprometimento dos Tribunais Regionais Eleitorais, da sociedade, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e dos partidos com a causa. Para Shéridan, é importante averiguar se as condicionalidades, as obrigações e as responsabilidades, sobretudo partidárias, estão sendo cumpridas para gerar a inclusão da mulher no legislativo. “Precisamos ampliar a nossa representatividade, porque somos uma maioria silenciosa, que se esconde, muitas vezes, por falta de espaço, oportunidades e políticas institucionais”, alertou.

EMPODERAMENTO

Também foi aprovado requerimento da tucana que pede a realização de audiência pública sobre o tema “Empoderamento econômico das mulheres”. “Este é um mecanismo eficiente para mitigar efeitos do machismo e da violência contra as mulheres. Isso se dá porque muitas vezes a vítima de violência é financeiramente dependente do agressor, e a emancipação econômica é fundamental para retirarmos milhões de mulheres dessa vulnerabilidade”, diz Shéridan. Serão convidadas a presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques, e o diretor-presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

(Reportagem: Sabrina Freire/ Foto: Cleia Viana / Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
10 maio, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *