Em defesa das mulheres
Estados sem representação feminina na Câmara serão visitados por comissão presidida por Shéridan
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela deputada Shéridan (RR), aprovou nesta quarta-feira (10) requerimento da tucana que pede a realização de visitas a estados que não elegeram mulheres para o Legislativo Federal na última eleição, em 2014: Sergipe, Mato Grosso, Paraíba, Alagoas e Espírito Santo.
A tucana avalia que é preciso entender melhor os motivos da ausência de representatividade feminina nessas regiões e estabelecer uma comissão para buscar o comprometimento dos Tribunais Regionais Eleitorais, da sociedade, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e dos partidos com a causa. Para Shéridan, é importante averiguar se as condicionalidades, as obrigações e as responsabilidades, sobretudo partidárias, estão sendo cumpridas para gerar a inclusão da mulher no legislativo. “Precisamos ampliar a nossa representatividade, porque somos uma maioria silenciosa, que se esconde, muitas vezes, por falta de espaço, oportunidades e políticas institucionais”, alertou.
EMPODERAMENTO
Também foi aprovado requerimento da tucana que pede a realização de audiência pública sobre o tema “Empoderamento econômico das mulheres”. “Este é um mecanismo eficiente para mitigar efeitos do machismo e da violência contra as mulheres. Isso se dá porque muitas vezes a vítima de violência é financeiramente dependente do agressor, e a emancipação econômica é fundamental para retirarmos milhões de mulheres dessa vulnerabilidade”, diz Shéridan. Serão convidadas a presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques, e o diretor-presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.
(Reportagem: Sabrina Freire/ Foto: Cleia Viana / Câmara dos Deputados)
Deixe uma resposta