Homenagem


Em sessão solene, Izalci destaca papel dos líderes comunitários para o desenvolvimento 

izalci

“Os líderes comunitários surgem da necessidade de se ter uma voz na comunidade que conduza as reivindicações, as discussões e, sobretudo, o auxílio ao exercício pleno da cidadania”, disse o tucano.

A pedido dos deputados Izalci (DF) e Rôney Nemer (PP-DF), a Câmara promoveu, nesta segunda-feira (8), sessão solene em homenagem ao Dia Nacional do Líder Comunitário, data comemorada no último dia 5. Durante a cerimônia, o tucano destacou a importância do trabalho desses cidadãos em prol do desenvolvimento. Além disso, ressaltou o trabalho realizado pelo ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz em parceria com a ex-governadora Maria de Lourdes Abadia (PSDB), que assumiu entre 2006 e 2007.

Segundo o deputado, as verdadeiras lideranças são exercidas por homens e mulheres que ouvem, se importam e lutam pelo bem-estar da comunidade. São pessoas que surgem da necessidade de ter uma voz em sua comunidade perante os poderes do Estado. São os que conduzem reivindicações, discussões e, sobretudo, o auxílio ao exercício pleno da cidadania, promovendo, desta forma, transformações na sociedade.

“São lutas diárias, que vão desde a solicitação de obras, saneamento, água, iluminação, entre outros. Lutam por creche, mais escolas. Enfim, por tudo que é necessário para que sua comunidade se desenvolva com qualidade de vida”, revelou Izalci. Para o deputado, é importante reconhecer o trabalho de quem age diariamente, sem folgas, com sabedoria, força e determinação para buscar melhorias para sua localidade.

O parlamentar destacou o trabalho realizado por Roriz e Abadia em parceria com as lideranças comunitárias, ouvindo e atendendo os anseios da população. “Não se pode compará-las a nenhuma gestão governamental nesses 57 anos da capital. Suas marcas podem ser encontradas em qualquer canto do DF, seja em obras ou no campo social”, elogiou. Programas sociais criados por Roriz, como o Renda Minha, serviram como inspiração para programas federais.

Presente à cerimônia, a ex-governadora do DF agradeceu o carinho recebido na época em que pôde ter o privilégio de governar e valorizar os líderes comunitários. “Sinto emoção em ver tantas pessoas queridas que já batalhamos e caminhamos juntos aqui”, afirmou da tribuna. “Ninguém faz nada sozinho. Ninguém melhor do que as lideranças comunitárias para ajudar a enxergar as necessidades da cidade”, disse Abadia.

TODOS PELO DF

abadia

“Sinto emoção em ver tantas pessoas queridas que já batalhamos e caminhamos juntos aqui”, afirmou da tribuna a ex-governadora do DF Maria de Lourdes Abadia.

Ao final da sessão, o deputado Izalci afirmou que atualmente o DF está carente de representação nas cidades e a população precisa entender a importância de um líder nas regiões administrativas. “Quem conhece os problemas da cidade é quem vive nela. Nós precisamos ir em todas as cidades, levantar os problemas e construir juntos uma proposta para cada uma”, defendeu. “Governar é eleger prioridades após ouvir a comunidade. É preciso resgatar as prefeituras das cidades para salvar o DF”, completou. Sob a liderança do parlamentar tucano, o movimento “Todos Pelo DF” tem ido às cidades para ouvir moradores e lideranças comunitárias. 

Além de diversas lideranças, também estiveram presentes à cerimônia o presidente da Associação Nacional dos Líderes Comunitários (ANALC), Ilço Firmino Neto, o líder comunitário Aníbal Rodrigues Coelho, a delegada chefe da 9ª Delegacia de Polícia do DF, Mônica Ferreira, e a prefeita do Setor Comercial Norte, Regina Lacerda. 

(Reportagem: Sabrina Freire/fotos: William Sant´Ana e Luis Macedo/CD)

Compartilhe:
8 maio, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *