Moralização
Tucanos destacam aprovação na CCJ de proposta que modifica sistema político
Os deputados Pedro Vilela (AL) e Shéridan (RR) destacaram nas redes sociais o voto favorável ao relatório de Betinho Gomes (PE) pela admissibilidade da proposta de reforma política enviada pelo Senado. Nessa quarta-feira (3), a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou o parecer da PEC 282/2016, de autoria dos senadores Aécio Neves (MG) e Ricardo Ferraço (ES).
Shéridan destaca que a matéria institui cláusula de desempenho e acaba com as coligações. “São temas fundamentais na reforma política que vão auxiliar na moralização do nosso sistema político”, disse. A tucana é autora de PEC no mesmo sentido e afirma que vai continuar a lutar pela aprovação de medidas que melhorem o sistema eleitora. “Parabenizo meu amigo Betinho pelo corajoso relatório que apresentou”, completou.
A PEC 282 veda as coligações entre partidos nas eleições para deputado (federal e estadual) e vereador a partir de 2020 e estabelece cláusula de desempenho para o funcionamento parlamentar das legendas a partir do ano que vem.
O deputado Pedro Vilela ressalta que existem 50 partidos na fila de espera para registro, além dos quase 40 já existentes. Muitos deles funcionam apenas para negociação em período eleitoral. “Com a PEC, esse número tende a diminuir. Ficará mais fácil para o eleitor identificar o partido pelo qual tem mais afinidade ideológica, ao tempo em que colocaremos um fim às chamadas “siglas de aluguel”, declarou.
(Da redação/ Fotos: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta