Trabalho excepcional
Assistência Hospitalar da Marinha receberá missão da Comissão de Relações Exteriores
Os navios de Assistência Hospitalar da Marinha receberão, no dia 19 de maio, uma missão de parlamentares da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados. Na semana passada, o colegiado aprovou requerimento da presidente, deputada Bruna Furlan (SP), com este objetivo e nesta segunda-feira, dia 24, ela tratou dos detalhes da agenda na Amazônia com a Assessoria de Relações Institucionais do Comando da Marinha.
“Trata-se de programa de alto valor social, pois esses navios, para a maioria das comunidades ribeirinhas do interior da Amazônia e do Pantanal, são o único meio de ter acesso a atendimento médico-odontológico. O atendimento prestado pelos navios da Marinha é tão importante para as populações ribeirinhas que eles os apelidaram de ‘Navios da Esperança’. De fato, o excepcional trabalho prestado nessa área tão remota do nosso país é digno de louvor e de orgulho”, explicou.
De acordo com a Marinha, as viagens que os Navios de Assistência Hospitalar (NAsH) realizam pela Amazônia atendendo à população carente daquela região são chamadas de Operações de Assistência Hospitalar à População Ribeirinha, ou simplesmente ASSHOP. Em cada ASSHOP um Navio atende a uma determinada região escolhida antecipadamente, segundo uma programação elaborada também com antecedência. Esta antecedência é necessária para se prever todos os recursos logísticos necessários em uma empreitada desta envergadura.
Além disso, a Marinha destaca que as experiências obtidas nas passagens anteriores dos Navios são utilizadas no planejamento. As regiões a serem visitadas são denominadas de Pólos de Saúde. Embarcados nestes navios, profissionais de saúde provenientes de outras regiões do Brasil lançam-se nas barrancas dos rios da Amazônia, levando alívio para as pessoas mais carentes.
A Marinha do Brasil possui três Navios de Assistência Hospitalar, os chamados NasH “Oswaldo Cruz” e “Carlos Chagas” construídos com recursos do ministério da Saúde, e o “Dr. Montenegro” recebido em convênio com o Governo do Acre.
“Operados pela Marinha, e recebendo recursos para a obtenção de medicamentos e combustível do ministério da Saúde, a atuação destes navios constitui uma parceria que vem dando certo há mais de duas décadas e que vem crescendo, recebendo agora a participação mais ativa dos Estados do Amazonas, Pará e Acre, e dos municípios da Amazônia”, informou o Comando da Força Naval.
(Da assessoria da CREDN/foto: Benjamin Sepulveda)
Deixe uma resposta