55 anos da UnB
Izalci destaca papel da Universidade de Brasília como referência de ensino e inovação
A Câmara dos Deputados promoveu sessão solene nesta terça-feira (25) em homenagem aos 55 anos da Universidade de Brasília. Representando o PSDB, o deputado Izalci (DF) destacou a universidade como referência de ensino e como formadora de profissionais engajados em transformar o país por meio de pesquisas e debates.
A instituição foi inaugurada no dia 21 de abril de 1962. Idealizada pelo antropólogo Darcy Ribeiro, teve um modelo pedagógico planejado pelo educador Anísio Teixeira, e foi inserida no Plano Piloto de Brasília por Lúcio Costa com um projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer.
O deputado afirmou que a UnB sempre manteve seu padrão de excelência em ensino, pesquisa e inovação, se posicionando entre as melhores instituições do mundo. Segundo ranking divulgado em 2016 pela Quacquarelli Symonds, empresa britânica que classifica as principais instituições do mundo, a UnB é considerada a 4ª melhor universidade do país e a 9ª da América Latina.
“Tudo isso só foi possível pela determinação daqueles que a criaram e daqueles que continuam a acreditar na educação como garantia de liberdade, autonomia e desenvolvimento para todas as nações. A UnB sempre será palco dos grandes debates e, sobretudo, de soluções inovadoras para este país”, disse.
Segundo Izalci, o Brasil passa por uma das maiores crises com redução dos investimentos em todas as áreas, mas a universidade e as transformações provocadas por ela na sociedade revelam que o investimento em educação não pode ser ajustado, mas priorizado. “É somente pela educação que podemos vislumbrar um país desenvolvido plenamente e, acima de tudo, mais igual e mais justo”, afirmou.
Atualmente, a instituição possui mais de 50 mil estudantes divididos entre os cursos desenvolvidos em quatro campi: o Darcy Ribeiro; a Faculdade UnB Planaltina (FUP), que atua em áreas de ciências naturais e agrárias; a Faculdade UnB Gama (FGA), especializada em engenharias; e Faculdade UnB Ceilândia (FCE), com cursos da área de saúde. Um novo campus está sendo projetado para ser construído no Paranoá, com objetivo de contribuir com o desenvolvimento regional.
A sessão contou com a presença de Márcia Abrahão, atual e primeira mulher a ser reitora da UnB, do embaixador da Bolívia, José Kimin Franco, de representantes do Sindicado dos Trabalhadores da UNB, professores e estudantes.
(Sabrina Freire/ Foto: Antonio Augusto / Câmara dos Deputados)
Deixe uma resposta