Demanda positiva


Na Comissão de Agricultura, deputado propõe debate sobre a produção brasileira de caju

A queda da produção de caju nos últimos dois anos pode ter como causa a falta de recursos que estimulem a produção. Para analisar o tema, o deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) requereu a realização de um amplo debate. Líder no Nordeste, o Ceará pode perder a posição para a Paraíba este ano. Em 2012, a produção estadual chegou a marca de 150 mil toneladas. Nos últimos dois anos (2015 e 2016) a produção se manteve em 50 mil toneladas.

No requerimento de audiência pública, apresentado na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Raimundo Gomes de Matos destacou a existência de novas tecnologias da Embrapa, com novas variedades, e cobrou urgência na adoção das novas tecnologias.

“A produção da castanha de caju no Brasil necessita de investimentos para continuar abastecendo o mercado interno brasileiro e exportar com qualidade”, reiterou. Gomes de Matos defendeu a aceleração do processo de registro, renovação dos pomares, captação para os produtores e programas de investimento na formação de parques industriais.

Outra motivação, segundo Gomes de Matos, foi a aprovação no Senado Federal do Fundo de Apoio Cultura do Caju (Funcaju). “O Funcaju deve ser viabilizado a fim de garantir milhares de empregos e fortalecer a economia do Nordeste brasileiro”, cobrou.

Serão convidados representantes dos ministérios da Agricultura, do Planejamento, Embrapa, Câmara Setorial da Cajucultura do Estado do Ceará e a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária.

(reportagem: Ana Maria Mejia/foto: Alexssandro Loyola) 

Compartilhe:
19 abril, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *