Opiniões divergentes


A pedido de Hauly, Câmara presta homenagem ao economista Roberto Campos nesta terça

roberto camposA Câmara dos Deputados realiza nesta terça-feira (18) sessão solene em homenagem ao centenário de nascimento do economista e diplomata Roberto Campos. Marcada a pedido do deputado Luiz Carlos Hauly (PR), a sessão começa às 9h30 no plenário Ulysses Guimarães. Campos faleceu em 9 de outubro de 2001, aos 84 anos.

Hauly destaca que Campos foi um dos mais brilhantes economistas brasileiros. Ele teve seu trabalho reconhecido pela atuação como artífice do período do “milagre econômico”, quando foram registrados de altos índices de expansão do PIB. Ele foi responsável pela implementação de uma reforma tributária que serviu de base para o avanço da economia nacional entre o final dos anos 1960 e ao longo da década de 1970.

Campos participou da criação da Petrobras e articulou o surgimento do atual BNDES. Ajudou a formular o Plano de Metas do ex-presidente Juscelino Kubitschek e foi ministro do Planejamento de Castello Branco. Na sua gestão, foram criados o Banco Central e o FGTS. Posteriormente, o economista tornou-se crítico dos rumos tomados pela correção monetária e pelo BC.

“Apesar das opiniões divergentes no meio acadêmico, este diplomata de carreira foi um dos maiores economistas de nosso país”, afirma Hauly no requerimento. Além da atuação como economista e diplomata, Roberto Campos foi senador por Mato Grosso (1983-1991), e deputado federal pelo Rio de Janeiro por duas legislaturas (1991- 1999).

Por ocasião do centenário de nascimento do economista, serão lançados dois livros sobre sua vida e ideias: “O homem que pensou o Brasil”, organizado pelo diplomata Paulo Roberto de Almeida, e “Lanterna na proa”, organizado pelo economista Paulo Rabello de Castro e pelo advogado tributarista Ives Gandra da Silva Martins.

(Da Redação/ Foto: Reprodução TV Brasil)

 

Compartilhe:
17 abril, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *