Verdade que dói
Rocha critica incoerência petista e lembra defesa feita por Dilma e Lula da reforma da Previdência
O deputado Rocha (AC) recordou nesta segunda-feira (10) um passado recente no qual os ex-presidentes Lula e Dilma defendiam a reforma da Previdência. O tucano lembrou que, pouco antes de ser destituída legitimamente do cargo de presidente da República, a petista anunciou que o país teria que “encarar” uma reforma. No mesmo mês, janeiro, Lula afirmou, em entrevista, que “de vez em quando a Previdência tem que ser reformada”.
“Vejo parlamentares do PT falando contra a reforma da Previdência, mas esquecem que, poucos meses antes de a ex-Presidente Dilma cair — num processo legítimo, num processo previsto na Constituição —, ela própria falava de reforma da Previdência. O ex-presidente — hoje réu — também falava da necessidade de se fazer a reforma”, lembrou Rocha.
Ao receber jornalistas para um café da manhã no Palácio do Planalto no dia 7 de janeiro do ano passado, a então presidente destacou que há várias maneiras de se promover uma reforma previdenciária, entre as quais a fixação da idade mínima para aposentadoria e também a definição de novas regras que consideram idade e tempo de contribuição.
Agora, ela e seu partido gritam aos quatro cantos serem contrários à reforma. Lula, por sua vez, para defender a ideia da companheira afirmou que conforme avança a ciência e a “nossa longevidade” é preciso adequar as leis, inclusive no que diz respeito a idade de se aposentar. “Não dá para ficar com leis de cinquenta anos atrás”, alardeou o mandachuva petista à época.
Rocha observa que ao serem confrontados com essa realidade, os defensores dos ex-presidentes, como os parlamentares da atual oposição, se comportam de forma truculenta. “No Senado, quando um parlamentar tentou, por meio de um áudio, mostrar para a sociedade brasileira a defesa que o ex-presidente Lula fazia da necessidade de se reformar a Previdência, ele foi rebatido com força e até com certa truculência por uma senadora do PT que não aceitava ouvir a verdade”, recordou. Sem se intimidar, o tucano reproduziu da tribuna áudio com declarações das duas lideranças petistas. Assista trecho do pronunciamento:
(reportagem: Djan Moreno/foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta