Salvando vidas
Projeto de Adérmis Marini inclui na educação básica treinamento para prevenção de afogamentos
Nesta semana, o deputado Adérmis Marini (SP) apresentou Projeto de Lei (7283/17) para alterar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96). A proposta visa incluir no ensino básico treinamento para prevenção de afogamentos e acidentes aquáticos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é um dos países com maior registro de mortes por afogamento. Em 2011, ocupava o terceiro lugar, com mais de 6 mil vítimas fatais por ano.
“Trata-se, sem dúvida, de uma catástrofe agravada pelo fato de que os acidentes e mortes poderiam ser evitados com ações de prevenção. A principal delas é a educação, com orientações sobre cuidados básicos de segurança em piscinas e ambiente natural”, justifica o tucano.
Segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, o afogamento é uma das principais causas de falecimentos entre os jovens. Em 2015, 17 pessoas morreram afogadas por dia no país, sendo que 51% das vítimas tinham menos de 29 anos.
Para deputado, os dados mostram como é fundamental a capacitação de crianças e jovens durante a educação básica para prevenir acidentes aquáticos. A intenção é de que entre as atividades desenvolvidas nas aulas de educação física, ocorram treinamentos em piscinas e palestras ministradas pelo Corpo de Bombeiros Militar.
“A capacitação contribuirá para a conscientização de crianças e jovens e, consequentemente, para a minimização ou eliminação desse problema de saúde pública”, finaliza.
(Reportagem: Sabrina Freire/foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta