Prejuízos com a seca
A pedido de Gomes de Matos, comissão realizará debate sobre renegociação de dívidas agrícolas
A estiagem deixou grave saldo negativo na vida dos produtores rurais do semiárido nordestino. Diante desse fato, o deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) propôs e a Comissão de Agricultura aprovou o requerimento 254/2017, que prevê a realização de audiência pública para debater a renegociação das dívidas dos agricultores atingidos pela seca da região Nordeste.
De acordo com o deputado, mesmo com as deliberações da área econômica e a edição de Decretos e de Medidas Provisórias visando a renegociação das dívidas dos produtores rurais do semiárido brasileiro, o quadro ainda se encontra em estado grave.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê uma quadra invernosa abaixo da média, e a perspectiva já se apresenta negativa. Sem chuva, a safra futura já se anuncia insuficiente para gerar recursos que possam vir a saldar as dívidas existentes. “O que agrava ainda mais a situação dos produtores endividados”, reiterou Gomes de Matos.
O deputado propôs que sejam convidados representantes do Ministério da Fazenda, do Banco do Nordeste do Brasil, da Caixa Econômica Federal, o Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará, Flávio Saboya, e o Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba e Vice-Presidente da CNA, Mário Borba.
(Ana Maria Mejia/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta